Criança brinca com bola na 1º etapa do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 | Foto: Ana Patrícia Almeida/CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, continua com as inscrições abertas para a segunda edição do Festival Paralímpico 2023. O evento acontecerá no próximo dia 23 de setembro (sábado) em 118 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do país. Até a manhã da última segunda-feira, 11, o CPB havia registrado mais de 5.200 inscriçõesOs interessados podem se inscrever por meio deste link.

O evento proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.

De maneira inédita, o Festival terá duas etapas no mesmo ano. A primeira edição do evento em 2023, realizada em maio deste ano, reuniu mais de 21 mil participantes e foi considerada o recorde do Festival, que é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, superando os mais de 15 mil registrados em 2022.

À época, o presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), Mizael Conrado, afirmou que ficou bastante satisfeito com o que o Festival proporcionou às crianças e aos jovens. “Foi uma verdadeira festa da inclusão, com a interação de pessoas com e sem deficiências em todo o território nacional. Mostramos, claramente, que todos podem fazer as mesmas coisas, ainda que de forma diferente. É uma grande alegria para nós, do CPB, organizarmos este evento”, avaliou Mizael, no último mês de maio.

Ainda na primeira etapa de 2023, no núcleo de Colatina, Espírito Santo, aproximadamente 730 crianças e jovens se reuniram para experimentar atletismo, futebol de cegos, vôlei sentado e bocha. A cidade gaúcha de Santo Ângelo proporcionou a prática de duas modalidades inéditas no Festival: hipismo e curling em cadeira de rodas.

No outro extremo do país, em Boa Vista, capital de Roraima, aproximadamente 130 pessoas participaram de atividades relacionadas ao atletismo, à bocha e ao vôlei sentado. Dos participantes, 40 eram venezuelanos, como a jovem Angela Sara Velázquez, 16, que nasceu em Caracas e há dois anos mora no Brasil.

Em sua primeira participação no Festival, Sara, como é conhecida, afirmou que ficou encantada com o atletismo. Por ter perdido força nos membros inferiores, já na adolescência, a venezuelana se locomove com cadeira de rodas e praticou corridas curtas na pista do Parque Anauá, localizado no centro de Boa Vista. “Não conhecia o esporte paralímpico. Amei esta manhã. Eu me senti livre, sem vergonha de ser quem eu sou. Não sei explicar direito. Foi uma energia diferente e muito boa. Agora, não quero mais sair do atletismo. Vou procurar o Centro de Referência daqui”, prometeu, referindo-se ao projeto do CPB que aproveita espaços esportivos para a prática de modalidades paralímpicas, desde a base até o alto rendimento. Relembre como foi o Festival em Roraima.

No total, a fase realizada em maio deste ano reuniu cerca de 36% participantes com deficiência intelectual. Depois, vieram as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (19,5 %) e os com deficiências físicas (10,2%). Os outros inscritos se dividiram entre os que tinham deficiências visual, auditiva e múltiplas, além dos 20% sem deficiências. 

Segunda edição
No próximo dia 23 de setembro, cada um dos 118 locais desta segunda fase vai disponibilizar quatro modalidades paralímpicas para a prática aos participantes no período. No Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, por exemplo, será realizada a prática do atletismo, badminton, tênis de mesa e vôlei sentado.

A primeira vez que o Festival foi realizado, há cinco anos, ocorreu em 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.

O Festival ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.

Serviço
Data: 23 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: quatro modalidades paralímpicas por sede
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário