Histórico

Com a missão desenvolver inovações em tecnologia assistiva e viabilizar, em um menor tempo possível, a transferência destas tecnologias para a sociedade e para o setor produtivo, o CINTESP.Br/UFU estimulou e trabalha em rede colaborativa e em articulação com agentes socioeconômicos.

Sempre vinculado à Universidade Federal de Uberlândia, o CINTESP.Br, iniciou os trabalhos em 2012 como “Núcleo De Habilitação Reabilitação em Esportes Paralímpicos, conhecido por NH/RESP. Ele foi criado para ser um dos Núcleos brasileiros de Pesquisa e desenvolvimento em tecnologia assistiva na área do esporte paralímpico.

Com a estrutura e pesquisas ampliando logo, a partir de novembro de 2019, em função de diversos projetos inovadores na área do Esporte Paralímpico, o NH/RESP passou a denominar-se, Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br/UFU. Com o esforço dos pesquisadores e Universidade Federal de Uberlândia os trabalhos em inovação tecnológica assistiva somou à vocação do Município de Uberlândia de descobrir, apoiar e formar paratletas de alto rendimento estendendo ainda as pesquisas para atender aos setores da educação, do lazer, da saúde, para oferecer melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência, com doenças raras e com mobilidade reduzida..

Em 2019 CINTESP.Br/UFU recebeu financiamentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério Público do Trabalho/Região Uberlândia (MPT/Uberlândia) para desenvolver, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), “Inovações Tecnológicas” em esportes paralímpicos. O aporte financeiro fortalece as ações e gera uma rede colaborativa com pesquisadores de outros estados, empresas, pessoas com deficiência, atletas/paratletas e somando parcerias com instituições de serviços e a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esporte Turismo e Lazer (FUTEL) fortalece o ambiente que Uberlândia vem construindo como referência na iniciação e apoio ao esporte paralímpico torando cada vez mais forte a estrutura esportiva do Município sede, a cidade de Uberlândia.

Da estrutura do CINTESP.Br/UFU

Unidade 1 para a elaboração de projetos – Laboratório de Projetos Mecânicos “Prof. Henner Alberto Gomide”, no Campus Santa Mônica da UFU.

Unidade 2  para projetos de engenharia e design com modelagem computacional e fabricação 3D – Laboratórios na Arena Sabiazinho, da FUTEL

Unidade 3  para testes em ambiente relevante – Estrutura de esportes do SESI Gravatás/FIEMG, com espaços olímpicos e paralímpicos e pista com homologação internacional