Ivan Schwantes e Jovane Guissone na apresentação de esgrima Foto: DIRCO/UFU

Antônio Guedes – Ministério da Cidadania Foto: DIRCO/UFU

Texto: Cristiane de Paula – ASCOM CINTESP.Br/UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CONTESP.Br/UFU

A apresentação de esgrima em cadeira de rodas foi um show à parte que serviu para colocar à prova de fogo, na ponta da espada um dos equipamentos desenvolvidos e patenteados pelo CINTESP.Br/UFU.

No palco, foram instaladas as duas chapas de alumínio para a realização da partida e nelas os dispositivos para prenderem cadeiras, equipamentos utilizados em competições e também novidade para a maioria do público presente no LANCE PcD 2022.

Os dispositivos fizeram parte da apresentação de esgrima paralímpica que foi realizada pelo paratleta esgrimista, Jovane Guissone, segundo no ranking mundial, e o técnico e treinador do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivan Schwantes. Na oportunidade, o atleta utilizou e testou ao vivo, a cadeira de rodas para esgrima fabricada a partir de um dos equipamentos entregues pelo CINTESP.Br/UFU.

A cadeira personalizada com um processo de prescrição automatizado permite o desenvolvimento do modelo em tempo real, com metodologia inovadora de prescrição para diversos tipos de cadeiras de rodas, nesta edição, o CINTESP.Br/UFU entregou 5 modelos(esgrima, basquete, parabadminton, rúgbi e tênis de quadra).

Jovane Guissone é um dos paratletas que participaram dos processos de prescrição. Os atletas colaboram com os pesquisadores testando as cadeiras de rodas enquanto realizam treinamentos ou até mesmo em jogos, “está aprovada, nunca tive uma cadeira feita pra mim, pro meu jogo, ainda vamos fazer ajustes para ficar do jeito que gosto, mas neste primeiro teste eu já sinto que vou poder buscar melhor performance nos jogos”, disse Jovane.

Jovane continuará a utilizar a cadeira e passará a indicar ajustes para melhorar a cadeira. Com as informações os pesquisadores poderão dar continuidade à inovação tecnológica no equipamento que prescreve vários modelos, sob medida, de cadeira de rodas. “Nós temos Centros e pesquisadores de altíssimo nível, nós temos atletas de alto nível, então precisamos pensar em produzir nosso conhecimento para que o Brasil possa ser, já nos próximos anos, top 5 no mundo nos próximos jogos”, disse Antônio Guedes, Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania, presente no LANCE PcD 2022.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário