A partir do dia 28 de março de 2022, às 14h, no SESI/GRAVATÁS, na cidade de Uberlândia, o lançamento de produtos em tecnologia assistiva vai contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência (PcD) da cidade e do Brasil. Trata-se do “LANCE PcD 2022”, um dos maiores eventos de lançamento de inovações em tecnologia assistiva no País.
A cidade de Uberlândia/MG é um dos grandes centros financeiros do País, sendo também destaque em acessibilidade com ampla rede de associações e entidades direcionadas para as pessoas com deficiência (PcD). Destaca-se também na educação com instituições de alta qualidade, como a Universidade Federal de Uberlândia. Por meio da FUTEL/Prefeitura de Uberlândia possui diversas ações para o esporte, lazer e recreação para jovens e adultos. No esporte, somente em 2022, em Uberlândia, foram cerca de 11 mil vagas, gratuitas, para iniciação esportiva em 25 modalidades esportivas, sendo 580 no paradesporto e 600 no alto rendimento. As modalidades do atletismo, natação e halterofilismo ficaram concentradas no SESI Gravatás, além de 8 modalidades de iniciação esportiva olímpica.
O Lance PcD é uma realização do, Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br/UFU), da Universidade Federal de Uberlândia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Prefeitura Municipal de Uberlândia, e promete ser um marco histórico no Brasil considerando a iniciativa de lançar, em um único evento, equipamentos e serviços em tecnologia assistiva prontos para o uso.
Os produtos que serão lançados abrangem as áreas do esporte paralímpico e vida diária, como equipamentos que irão fazer parte da 1ª Academia Experimental para Cadeirantes, modelos inovadores de cadeiras de rodas para o alto rendimento, projetadas por metodologias inéditas de prescrição, além de equipamentos e acessórios especializados para esportes paralímpicos nas modalidades do arremesso paralímpico, atletismo, bocha paralímpica e natação.
Algumas das tecnologias lançadas auxiliarão na vida diária das pessoas. Histórias motivadoras de sucesso e de luta, na busca de autonomia e qualidade de vida serão apresentadas no evento. Serão lançados 20 produtos e serviços que estarão prontos também para fomentar o empreendedorismo que vem sendo apoiado pela SEMPI/MCTI. “Queremos fazer desde momento um marco para o Brasil, temos uma rede de parceiros e financiadores que empenharam confiança na ciência, pesquisadores e nas ações já desenvolvidas na cidade de Uberlândia em favor do esporte paralímpico e inclusão de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras. Nosso objetivo é que um lançamento dessa proporção possa se repetir, será nosso ‘LANCE PcD’, voltado para as pessoas com deficiência, por meio do lançamento anual de inovações em tecnologia assistiva, desenvolvidas pelo CINTESP.Br/UFU, FUTEL/Prefeitura de Uberlândia e seus apoiadores e financiadores”, complementa Cleudmar Araújo, coordenador do CINTESP.Br/UFU.
Os equipamentos fazem parte de projetos desenvolvidos pelo CINTESP.Br/UFU com financiamentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério Público do Trabalho, Região Uberlândia e tiveram a participação direta de paratletas de Uberlândia e de várias cidades do Brasil. A participação de paratletas no desenvolvimento das tecnologias tem o objetivo de incentivar a iniciação esportiva e contribuir para o alto rendimento na busca de novos índices, recordes e medalhas. Algumas tecnologias e equipamentos são inovações mundiais.
O lançamento dos equipamentos (LANCE PcD 2022) acontecerá no SESI Gravatás, em Uberlândia, que possui espaço com estrutura esportiva homologada para competições internacionais. Os equipamentos ficarão instalados no local para serem utilizados pelos paratletas. A programação chama a atenção pelo número de equipamentos e inovação tecnológica que eles apresentam, além da união de instituições em rede colaborativa destacando, o Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB), Futel, Praia Clube, Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro (Adevitrim) e a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi).
Em 2022, o evento também mostrará ações empreendedoras na cidade de Uberlândia, como a implantação do Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras – CNT/MCTI. O CNT/MCTI é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, o Cintesp.Br/Ufu, o grupo Algar/Instituto Brain e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário