Validação de protótipo de cadeira de corrida

O Paratleta do Comitê Paralímpico Brasileiro Ariosvaldo Fernandes, conhecido por Parré , veio a Uberlândia neste fim de semana, 15 e 16 de agosto, realizar testes  de validação do protótipo de cadeira de rodas de corrida desenvolvido pelo CINTESP.Br.

Este protótipo permitirá ajustes de acordo com a necessidade do atleta, possibilitando assim, a redução de  custos na fabricação de cadeiras personalizadas, tornando-as acessíveis para os atletas com deficiência.

 Os atletas com deficiência  quando começam sua jornada no esporte, geralmente não tem patrocinadores e são eles que pagam por seus equipamentos, estes equipamentos precisam de medidas exatas que se adequem às necessidade dos atletas, estas cadeiras não são feitas em larga escala, elas são feitas de maneira personalizada, sob medida, e antes da sua produção, o fabricante encaminha um funcionário até o atleta para que sejam coletadas todas as medidas, mesmo assim,  estes equipamentos voltam para ajustes, o que acaba tornado o equipamento com alto custo, dificultando assim,  o surgimento de novos atletas com deficiência e a sua inclusão no esporte. Pensando nisso, o CINTESP.BR vinculado a Universidade Federal de Uberlândia(UFU) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI),  desenvolveu um protótipo de cadeira de rodas de corrida com baixo custo, ela foi construída pensando nas muitas possibilidades de regulagens, que melhor se adaptam ao atleta, possibilitando assim ter as medidas exatas de cadeiras personalizadas.

Estas informações serão passadas para a fabrica onde produzirão a cadeira de rodas de corrida, otimizando o tempo de desenvolvimento do projeto, pois não precisará voltar a fábrica para ajustes o que resultará na redução de custos.

Os benefícios que este protótipo proporcionará ao Paradesporto estão associados ao desenvolvimento de cadeiras de corridas personalizadas, permitindo uso de tecnologia por impressão 3D e buscando a redução nos custos finais para o esporte e atleta.