Protótipos / 2016

1) EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADO A CADEIRANTES

DESCRIÇÃO:

A presente invenção se refere a um equipamento para ser utilizado no treinamento e reabilitação de membros superiores de cadeirantes, direcionado aos grupos musculares responsáveis pelo gesto motor de propulsão de uma cadeira de rodas. Este equipamento utiliza, como sistema de carga, um dispositivo para geração de torque resistente que é capaz de fornecer um perfil de resistência sempre próximo à capacidade de produção de força dos grupos musculares envolvidos, em qualquer velocidade de execução, controlando os efeitos perturbadores das forças de inércia e permitindo acréscimos infinitesimais de carga. O equipamento também se adapta às condições físicas de cada indivíduo, através de ajustes e adaptações que proporcionam maior estabilidade e conforto para pessoas de diferentes estaturas e com diferentes posicionamentos de propulsão.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Thiago Gomes Cardoso
– Lucas Pereira Ferreira de Rezende
– Elton Diego Bonifácio
– Márcio Peres de Souza

REGISTRO: BR 10 2016 004785 4

2) EQUIPAMENTO PARA PERSONALIZAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS ESPORTIVAS

DESCRIÇÃO:

A presente invenção compreende um equipamento responsável por medir as dimensões antropométricas de pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, nos âmbitos de cadeiras desportivas ou de uso diário, de forma a determinar as medidas adequadas que o equipamento deve conter. Estas medidas traduzem as necessidades ergonômicas dos usuários, estabelecendo uma metodologia de se personalizar cadeiras de rodas, em função da anatomia e natureza da deficiência dos usuários. O respectivo equipamento é dotado de uma série de ajustes baseados na cinesiologia e nas dimensões antropornétricas destes cadeirantes. Assim, os ajustes respondem pela acomodação correta do cadeirante além de associar configurações que permitam um desempenho biomecânico superior para a pessoa durante as atividades de propulsão, rotação e manobras da cadeira.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Sonia Aparecida Goulart Oliveira
– Lucas de Souza Cardoso
– Sergio Augusto Albino Vieira
– Moisés de Matos Torres
– Diego Rodrigues Vaz
– Elton Diego Bonifácio
– Deny Gomes de Freitas

REGISTRO: BR 10 2016 008499 7

3) EQUIPAMENTO PARA PERSONALIZAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS DE CORRIDA

DESCRIÇÃO:

A presente invenção se refere a um equipamento próprio para avaliação e treinamento de atletas, voltado para corrida em cadeira de rodas. Esse equipamento contém vários parâmetros de ajuste que possibilitam avaliar o posicionamento do atleta em cadeira de rodas de corrida. A avaliação feita com esse equipamento é utilizada para a construção de cadeiras de rodas de corrida com características individuais que proporcionam melhor ergonomia e desempenho ao atleta. O equipamento dispõe de ajustes que permitem simular condições de uso de cadeira de rodas de corrida em competições.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Thiago José Donegá
– Lucas de Souza Cardoso
– Deny Gomes de Freitas

REGISTRO: BR 10 2016 008628 0

4) EQUIPAMENTO DE AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE CADEIRAS DE ARREMESSO

DESCRIÇÃO:

A presente invenção refere-se a um equipamento de avaliação e prescrição de cadeiras de arremesso para atletas paralímpicos. o equipamento permite fazer ajustes de adequação postural através de regulagens específicas. O objetivo do equipamento é definir parâmetros antropométricos ótimos para a fabricação de cadeiras de arremesso personalizadas utilizadas nas provas de campo do atletismo paralímpico.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Caroline Lopes Gomes de Abreu
– Vitor Lichfett Machado

REGISTRO: BR 10 2016 011019 0