Protótipos / 2015

1) DISPOSITIVO TIPO CALHA PARA USO EM JOGO DE BOCHA ADAPTADA

DESCRIÇÃO:

A presente invenção se refere a um dispositivo tipo calha para ser utilizado em jogos de bocha na classe BC3. Esta calha utiliza uma curva de descida do tipo braquistócrona que minimiza o tempo de descida da bola e suaviza o movimento de descida. Trata-se de uma nova concepção de calha, leve e modular para ser prototipada  em impressora 3D.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Marcio Peres de Souza
– Sonia Aparecida Goulart Oliveira
– Thiago José Donegá
– Glênio Fernandes Leite
– Vincent Jean Claude Bression
– Elton Diego Bonifácio
– Deny Gomes de Freitas
– José Eduardo Arruda Neto
– Lucas de Souza Cardoso

REGISTRO: BR 10 2015 017987 1

2) DISPOSITIVO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DOS FLEXORES DO COTOVELO COM SISTEMA MODULADOR DE TORQUE

DESCRIÇÃO:

A presente invenção se refere a um dispositivo para ser utilizado em treinamento e reabilitação muscular das flexores do cotovelo, nas formas concêntrica e excêntrica, que utiliza um sistema para geração de torque resistente, no lugar das pilhas de peso convencionais. O dispositivo, objeto da presente invenção, é capaz de fornecer um perfil de resistência sempre próximo da máxima capacidade de produção de força dos flexores do cotovelo do indivíduo em qualquer velocidade de execução, controlando os efeitos perturbadores das forças de inércia e permitindo acréscimos infinitesimais de carga.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Márcio Peres de Souza
– Warner Artur Siquieroli
– Francisco Paulo Lépore Neto
– Renato Montandon de Lima

REGISTRO: BR 20 2015 020471 5

3) DISPOSITIVO TIPO CALHA, PARA USO EM JOGO DE BOCHA ADAPTADA, COM PERFIL TRAPEZOIDAL

DESCRIÇÃO:

A presente invenção se refere a um dispositivo tipo calha para ser utilizado em jogos de bocha adaptada na classe B03. Este dispositivo utiliza um perfil trapezoidal específico na rampa de descida que aliado a um suporte mais rígido permitem a realização de lançamentos com maior precisão e baixa perda de energia durante a descida. A maior precisão dos lançamentos é devida à rigidez de fixação do suporte e do efeito alinhador causado pelo formato trapezoidal da calha na qual as laterais são tangentes à bola durante toda a descida da bola, evitando assim que essa sofra oscilações laterais que interferem de forma negativa na precisão do lançamento.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Márcio Peres de Souza
– Thiago José Donegá
– Elton Diego Bonifácio

REGISTRO: BR 20 2015 020717 0

4) ERGÔMETRO PARA CADEIRANTES

DESCRIÇÃO:

A presente invenção refere-se ao desenvolvimento de um ergômetro para cadeirantes que é fiel ao gesto motor executado pelos usuários de cadeira de rodas. O equipamento permite controle da carga resistiva, monitoramento e avaliação do esforço físico durante a aplicação do protocolo escolhido. Seu objetivo é avaliar o condicionamento físico dos usuários e auxiliar na melhora da capacidade física. Permite fazer ajustes da adequação postural através de regulagens específicas possibilitando, ainda, realizar treinamento físico e reabilitação.

INVENTORES:

– Cleudmar Amaral de Araújo
– Denize Vilela Novaes
– Gina Lizette Anyull Salgado Cubides
– Sérgio Augusto Albino Vieira
– Marcos Morais de Souza
– Sonia Aparecida Goulart Oliveira
– Luciano Martins Neto
– Marcília Valéria Guimarães

REGISTRO: BR 10 2015 024095 3