Texto: Cristiane de Paula – jornalista Cintesp.Br/UFU
Revisão técnica: Ana Sara Tomé, pesquisadora Cintesp.Br/UFU

A realização do Curso de Extensão em Audiodescrição é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (Cintesp.Br/UFU) em parceria com a Rede de Extensão da UFU.

A audiodescrição ficou mais conhecida na aplicação em filmes, peças de teatro para auxiliar o entendimento da comunicação às pessoas cegas ou com níveis severos de baixa visão. É um recurso onde o profissional da audiodescrição descreve as imagens, vídeos, interpretações teatrais e fotos, traduzindo em palavras. O recurso oferece à pessoa com deficiência visual a oportunidade de acompanhar a cena possibilitando ter maior experiência do momento em que estaria limitado apenas a ouvir.

A técnica de descrever, de traduzir as imagens para o deficiente visual ser incluído é uma das mais poderosas ferramentas de inclusão. Ela é obrigatória desde 2011 e constantemente a aplicação da audiodescrição vem sendo ampliada com ajustes da Lei. O principal objetivo é ternar a inclusão cada dia mais efetiva e universal.

A pessoa cega, surdocega ou com baixa visão passa a ter autonomia, também para buscar a emoção oferecida nos espaços de cultura e lazer, podendo ampliar as possibilidades de ter mais sensações sem a necessidade de ter ao lado um guia intérprete ou um acompanhante.

Oferecer oportunidade de conhecimento da técnica passa a ser inclusiva também às pessoas que identificam ter habilidade para absorver mais um conhecimento de inclusão e possibilidade de mais um conhecimento para o restrito mercado de trabalho.

Sem falar que a cada novo estudo, o recurso da audiodescrição também amplia o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, como TDAH, autistas, disléxicos, idosos e outras pessoas sem deficiência.

Por ser, a audiodescrição, um recurso de acessibilidade comunicacional ela se torna um estudo fundamental para todas as pessoas que queiram transformar seus espaços de convivência, seja pessoal ou profissional, em espaços cada vez mais inclusivos e acessíveis.

A audiodescrição como curso de extensão tem como objetivo apresentar aos participantes e promover o ensino bem como a compreensão dos conceitos e princípios de acessibilidade comunicacional considerando os aspectos técnicos da importante ferramenta de inclusão.

O curso terá carga horária de 50 horas com aulas gratuitas e emissão de certificados.

O período de inscrição, com vagas limitadas, vai até o dia 17 de fevereiro, podendo ser encerrado antes, caso as vagas sejam preenchidas.

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI

 

Informações complementares: Para ser aprovado no 1° Módulo  e receber o  certificado, o participante   deverá obter frequência mínima de 75% da carga horária do curso, e nota média igual ou superior a 60%, bem como a realização das atividades do curso.

Prof.ª Me. Mylena Rodrigues Vaz (baixa visão)

Início: 27/02/2023 (segunda-feira)
Interação: 18h45  
Horário das aulas: 19h às 21h
Carga horária:  50 horas
Endereço: Rua Benjamin Constant, nº 1286 – Nossa Sra. Aparecida – Local: Educação Física – Sala: 152.

Modalidade de ensino: Encontros presenciais.

 Avaliação e atividades do Curso: As provas são realizadas considerando todo o conteúdo programático da disciplina e a  avaliação será realizada com atividades práticas em Audiodescrição, com a  prática pedagógica, como em atividades profissionais como em: audiodescrição de vídeos gravados, vídeos Institucionais, filmes, exposições, concertos, teatros, acessibilidade cultural, atividades de estudo e pesquisas em grupos, atividades online, realização de áudio/vídeos, concomitante às  provas presenciais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário