Equipamento de avaliação, prescrição, treinamento e competição para o Atletismo Paralímpico sendo preparado para envio ao CPB pelos pesquisadores Leandro, Silvio e Cleudmar, coordenador geral do Cintesp.Br/UFU

Texto Cristiane de Paula – jornalista Cintesp.Br/UFU

Revisão técnica: Silvio Soares pesquisador Cintesp.Br/UFU

O equipamento promete revolucionar o mundo Paralímpico na modalidade esportiva de paratletismo (arremessos e lançamentos). A proposta do equipamento é substituir os atuais modelos de bancos existentes melhorando as marcas e índices nas modalidades de club, dardo, disco e peso nas diversas categorias de deficiência, assim como, na dinâmica e desenvolvimento dessas provas durante as competições.

Ele poderá atender até 90% das categorias de deficiência catalogadas no paratletismo. Uma vez o atleta no equipamento, em forma de um banco de arremessos, ele terá à disposição mais de 20 regulagens: de encosto, de altura, de inclinação e de alinhamento com a pista, bem como ajustes para a barra de apoio.

Outra grande novidade é a ausência das fitas de amarração, usadas atualmente para fixar os bancos ao solo.

O equipamento desenvolvido e patenteado pelo Cintesp.Br/UFU é fixado a uma plataforma de aço que repousa sobre o solo, por meio de um potente imã. “Temos aqui algo que vem sendo desejado há anos pelos atletas, treinadores e até mesmo pela equipe de arbitragem. O equipamento permite ainda, que sejam experimentadas novas posições de arremesso, potencializando ainda mais a performance de cada paratleta”, completa Leandro Garcia treinador e pesquisador do Cintesp.Br/UFU.

Os ajustes permitirão ao paratleta adequar a melhor configuração do equipamento  à sua deficiência, otimizando, dessa forma, a sua performance. A variedade e simplicidade dos ajustes do equipamento, permitem que ele seja usado por vários paratletas de diferentes categorias, agilizando, assim, as competições, no sentido de que não serão mais necessários transportar e trocar os bancos a cada novo atleta que inicie sua participação nas provas.

Outra grande vantagem da utilização desse inovativo equipamento é que ele dispensa a necessidade de os atletas levarem seu próprio banco para a competição, eliminando transtornos tais como: danificação de bancos, custos adicionais de transporte, ganho de espaço em ônibus, vans e aviões.

A apresentação será feita de 1 a 3 de Dezembro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que acontece no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em São Paulo, pelos treinadores do paratletismo da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL), parceira do Cintesp.Br/UFU, Leandro e Nivaldo Vital, por meio da Prefeitura de Uberlândia.

Por ter esse equipamento para múltiplas funções ele poderá ser utilizado para a prescrição de bancos de arremessos e lançamentos personalizados, para avaliação de rendimento, para treinamento e competições, “estamos iniciando um processo de parceria com o CPB ao apresentar-lhes esse equipamento que, já passou por inúmeras avaliações e testes por parte dos paratletas da Futel (Uberlândia). Nessa nova etapa, vamos para mais uma sessão de testes e avaliações, agora, durante o meeting da Caixa, um importante evento que acontece em SP, nas instalações do Centro de Treinamento do CPB”, completa Cleudmar Araújo, coordenador do Cintesp.Br/UFU.

Nesta apresentação no Meeting Caixa em SP, no CPB, todos os atletas poderão colaborar por meio da experimentação do equipamento e relatar suas percepções, adicionando mais informações ao equipamento e ao banco de dados do Cintesp.Br/UFU. Com as novas informações os pesquisadores poderão aperfeiçoar a atual versão. São esperadas ainda, sugestões de árbitros, treinadores e de dirigentes que estarão participando nesse Meeting no CPB.

O projeto foi desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br/UFU). Participaram da pesquisa Jonas Profeta Borges, Diego Augusto Costa Alves técnico administrativo “mecânico de montagem e manutenção” na Faculdade de Engenharia Mecânica. Juliana Cardoso Braga, prof. do curso de Design, Lucas de Souza Cardoso pós graduando da Faculdade de mecânica, Mário Eduardo Santos Rodrigues pós graduando da Faculdade de Engenharia Biomédica, Cleiton Soares Camilo Júnior pós graduando da Faculdade de Engenharia Mecânica, Sílvio Soares dos Santos pós-graduação em Biomecânica e Leandro Garcia técnico de paratletismo e preparador físico da FUTEL sob a supervisão e orientação do pesquisador Cleudmar Araújo, coordenador geral do Cintesp.Br/UFU.

O Cintesp.Br/UFU é referência no desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva (TA) voltadas para o esporte paralímpico e vem atuando buscando soluções de acordo com as demandas de atletas e treinadores paralímpicos. Os projetos são financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/Uberlândia-MG).

O Centro de Pesquisas atua em rede colaborativa, multidisciplinar e em parcerias fortalecendo as pesquisas, acelerando os processos e aproximando os pesquisadores da sociedade. Em Uberlândia, os projetos acontecem em conjunto com a Prefeitura Municipal de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), o Praia Clube de Uberlândia, o Grupo Algar, Algar Telecom e Brain Instituto de Ciência e Tecnologia, e Sesi Gravatás (Fiemg).

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário