Pesquisadores do Cintesp.Br/UFU na 19ª SNCT/UFU e diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU –  Foto: Marco Cavalcanti

Texto: Cristiane de Paula – jornalista Cintesp.Br/UFU

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br/UFU) participou da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o envolvimento com a comunidade na promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação em Tecnologia Assistiva (TA) por diversas frentes.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorreu simultaneamente em todo o Brasil, as Universidades Federais e Institutos de Pesquisa promoveram diversas atividades. Na Universidade Federal de Uberlândia os eventos para promoção da ciência, da tecnologia e da inovação aconteceram de 10 a 12 deste mês no Campus Santa Mônica da UFU.

Nesta 19ª edição o tema foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil” o Cintesp.Br/UFU participou de diferentes atividades que envolveram a comunidade externa e interna da UFU.

Fernando Lourenço, pesquisador do Cintesp.Br/UFU no XII Workshop em IGPD, IGDP  – Foto: divulgação IGPD

Dentro da programação do XII Workshop promovido pelo Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (IGDP) em conjunto com a Universidade Federal de Itajubá/MG o pesquisador Fernando Lourenço fez uma palestra, no dia 10 sobre desenvolvimento das pesquisas em tecnologia assistiva realizadas pelo Cintesp.Br/UFU.

Apresentação do Triciclo para Frame Running (Petra) pelos pesquisadores Frederico Santos e Juliana Braga ao diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma.

Durante os dias 10 e 11 a participação foi no II Seminário de Pesquisa, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Na mostra de tecnologias presentou equipamentos patenteados e licenciados representando todas as pesquisas e produtos lançados este ano pelo Cintesp.Br.

Pesquisadora Juliana C. Braga recebendo Prêmio categoria: Desenho Industrial das mãos do diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma. Fotos: Ítana Santos

No auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU) a doutora de design e pesquisadora do Cintesp.Br/UFU, Juliana C. Braga recebeu o 1º Prêmio Professor Luiz Ricardo Goulart Filho para Inovação Tecnológica.

Abertura II Fórum novembro branco e vermelho ‘Surdocegueira: consciência e (re)conhecimento Foto Secom/PMU – Valter de Paula

E, encerrando as atividades externas dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e como parte das comemorações do Novembro Branco e Vermelho, o Cintesp.Br/UFU participou, como apoiador do II Fórum novembro branco e vermelho ‘Surdocegueira: consciência e (re)conhecimento’. O Fórum aconteceu no Auditório Cícero Diniz, na Prefeitura Municipal de Uberlândia ele foi coordenado pelo professor do Instituto de Letras e Linguística da UFU, José Carlos de Oliveira e também um dos palestrantes. Além do apoio da pesquisadora do Cintesp.Br/UFU, Ana Sara, uma das guias intérpretes que auxiliaram na realização e parte da comissão organizadora do Fórum.  

O CINTESP.Br/UFU desenvolve inovações em Tecnologia Assistiva com apoio financeiro do MCTI e MPT/Uberlândia, em formato de redes colaborativas, e parcerias com a Prefeitura de Uberlândia/Futel, Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Algar, Praia Clube Uberlândia, Sesi/Gravatás-Fiemg, Aparu, Cddu, Adeviudi, além de parcerias com laboratórios da UFU que atuam com projetos em Tecnologia Assistiva como: Laboratório de Modelos e Protótipos (LAMOP) e Laboratório de Usabilidade e Design Ergonômico (LUDE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, Laboratório de Projetos Mecânicos (LPM), (NTA) núcleo de Tecnologia Assistiva e Laboratório de projeto , automação e validação (FEMEC Maker) da Faculdade de Engenharia Mecânica. Em março deste ano o CINTESP.Br/UFU realizou o Lançamento de 22 equipamentos em tecnologia assistiva, inovações das quais 8 com patentes e 11 com licenciamento e já em produção por empresa fabricante de cadeira de rodas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário