Pesquisadora Juliana Cardoso Braga recebendo Prêmio categoria: Desenho Industrial das mãos do diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma

Texto: Cristiane de Paula-jornalista Cintesp.Br

A doutora em design e pesquisadora do Cintesp.Br/UFU, Juliana Cardoso Braga recebeu o 1º Prêmio Professor Luiz Ricardo Goulart Filho, criado este ano para homenagear pesquisadores da UFU na categoria Inovação Tecnológica.  A premiação aconteceu no auditório da Fundação de Apoio Universitário (FAU). O evento fez parte das atividades dentro da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o envolvimento com a comunidade na promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação. A “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, busca reconhecer trabalhos de destaque dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É oferecido a professores e alunos que fazem pesquisa na Educação Básica, no Ensino Médio e Técnico, na Graduação e Pós-Graduação da UFU.

Juliana C. Braga é pesquisadora do Cintesp.Br/UFU onde desenvolve e colabora em diversos projetos de inovação em Tecnologia Assistiva (TA) para atender pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras nas áreas do paradesporto e vida diária. Ela é professora do curso de Design da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design (Faued/UFU) e recentemente registrou no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, por meio da Agência Intelecto da UFU, o desenho industrial do triciclo para Frame Running (petra) em conjunto com outros pesquisadores do CINTESP.Br/UFU, entre eles, Cleudmar Araújo e Frederico Santos. O triciclo é voltado para a prática de esporte ou lazer de pessoas com paralisia cerebral.

O curso de Design, de acordo com dados da Agência Intelecto, é o maior depositário de registro de desenho industrial da UFU, nos últimos 5 anos saltou de 6 para 72 pedidos de registros de desenho industrial, contribuindo para classificação da UFU em posição de destaque no ranking de melhores universidades do mundo. “Os desafios continuarão a existir, o curso de Design continuará a trabalhar sem esmorecer, pois, sabemos onde queremos chegar e como isso irá contribuir para a UFU e para a sociedade. Me parece que somos um curso pequeno, mas que insiste em se comportar como um grande curso”, disse a doutora em design e pesquisadora do Cintesp.Br/UFU, Juliana C. Braga ganhadora do 1º Prêmio Professor Luiz Ricardo Goulart Filho de Inovação Tecnológica, categoria desenho industrial.

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário