Banca internacional – vídeo conferência para defesa de mestrado do pesquisador do CINTESP.Br/UFU, Cleiton Soares. Imagem: internet

Texto: Cristiane de Paula – jornalista CINTESP.Br/UFU

Revisão: Cleudmar Araújo – coord. CINTESP.Br/UFU

Um momento histórico e importante para o Cintesp.Br, em seus quase 13 anos de existência, ocorreu no último dia 23/09, dando início ao seu processo de internacionalização.  Esta foi a primeira defesa de mestrado de um aluno/pesquisador do CINTESP.Br/UFU com a comunidade internacional.   Cleiton Soares fez a apresentação de sua pesquisa que resultou em um produto, com proteção junto ao INPI, de um “Elevador de transferência de PcD ou mobilidade reduzida para piscinas”. A banca foi aprovada pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFU, um programa de pós-graduação de excelência da UFU e que faz parte da Faculdade de Engenharia Mecânica – UFU.

A apresentação aconteceu por meio de vídeo conferência, ela foi feita para o Prof. Rory Cooper e a equipe de engenharia humana de um dos laboratórios da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Pelo Brasil a banca foi composta pelo coordenador geral do CINTESP.Br, professor Cleudmar Araújo como orientador e presidente da banca, professor pesquisador do CINTESP.Br Arthur Fiocchi pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica/UFU e pelos Estados Unidos participaram a pesquisadora do CINTESP.Br/UFU, Célia Lopes, professora da FAEFI/UFU que está em intercâmbio com o  HERL – Laboratório de Pesquisas em Engenharia Humana. Participaram também como convidados do HERL, Sara Peterson pesquisadora protética do Departamento de Assuntos de Veteranos, Shantanu A. Satpute aluno de doutorado da área de bioengenharia, Sivashankar Sivakanthan  doutorado em Ciências da Reabilitação, Jorge Candiotti pós-doutorando em Engenharia Humana e o Professor da Universidade de Pittsburgh e diretor do HERL, Dr. Rory Cooper. “Hoje foi um momento histórico de realização importante para  aprofundar a  parceria entre o  Cintesp.Br e o HERL/VA/Pitt, momentos como este fazem parte daqueles momentos inesquecíveis na vida que valem a pena; tornar realidade o sonho em ajudar as pessoas com deficiência a e vivermos num mundo melhor”, completa a Profa Célia Lopes.

O aluno e pesquisador Cleiton Soares respondeu perguntas de todos os integrantes da equipe do diretor Rory Cooper. A Banca durou quase duas horas até ser divulgado o resultado, com a aprovação do trabalho intitulado: “prototype of a swimming pool lift for people with disabilities”, considerado um dos momentos históricos na vida do pesquisador. Cleiton teve 10 minutos para apresentar o trabalho, em seguida respondeu às perguntas do prof. Rory Cooper que explorou a aplicação do elevador, as características inovadoras e concluiu destacando a importância do equipamento, sendo a acessibilidade um desafio de todos os países diferentemente da classificação econômica ou nível de pesquisas, sendo muito mais grave, a falta de equipamentos e pesquisas de promoção da inclusão de PcD em países de maior vulnerabilidade social. “Eu espero ter contribuído de alguma forma para o Cintesp.Br/UFU. Foi bem desafiador, mas conseguimos.”, Cleiton Soares, pesquisador do CINTESP.Br/UFU e aluno do programa de pós-graduação em engenharia mecânica-UFU candidato ao título de mestre.

“Honrosamente participamos desse momento, fico feliz de fazer parte de um time com propósito tão nobre e que muda para melhor a vida das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Foi a primeira defesa internacional do CINTESPBr e já começamos com a participação de um dos maiores pesquisadores na área de tecnologia assistiva, que é o professor e doutor Rory Cooper”, acrescenta Arthur Fiocchi, pesquisador do CINTESP.Br/UFU

O Cintesp.Br/UFU tem a missão de desenvolver inovações tem tecnologia assistiva para a realidade brasileira visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. De acordo com o coordenador do Cintesp.Br, Cleudmar Araújo, “Este produto está em fase de otimizações, sendo avaliado em ambiente relevante e até o final do ano estará licenciado para a sociedade brasileira. A banca discutiu pontos importantes, melhorias e sinalizou o potencial do projeto aprovando por unanimidade o Cleiton. Em especial, é um momento histórico que marca o início de muitas ações e parcerias com importantes pesquisadores do mundo que atuam com TA e fiquei muito honrado com a participação do Prof Rory Cooper, que é um dos maiores pesquisadores do mundo em TA.”

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário