Visitação guiada de deficientes visuais e auditivos às instalações do CINTESP.Br/UFU e Parque Siquierolli em Uberlândia

Texto: Cristiane de Paula – jornalista CINTESP.Br/UFU

Com um setor voltado para a área de educação inclusiva, o CINTESP.Br/UFU inicia o projeto de visitas guiadas para integrar deficientes auditivos, pessoas cegas e com baixa visão a espaços públicos instalados na cidade de Uberlândia.

Prestes a completar 3 anos, o CINTESP.Br/UFU iniciou mais um projeto para atender a sociedade com deficiência visual, é a visita guiada. A primeira instituição a receber a ação foi a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI). A programação teve início nos laboratórios instalados na Arena Sabiazinho, uma parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da FUTEL. A visita guiada consiste em ter o acompanhamento de uma ou mais pesquisadoras da área da educação inclusiva. Com o conhecimento das técnicas de transcrição, a pesquisadora Ana Sara apresentava os ambientes dando detalhes do espaço, dos equipamentos com riqueza de detalhes descrevendo todo o cenário por onde o grupo passava. Participaram da visita guiada 11 pessoas cegas e com baixa visão já atendidas pela ADEVIUDI, “foi muito importante conhecermos o que está sendo feito aqui no CINTESP, os materiais que estão sendo adaptados, a bengala especial que vibra antes do obstáculo para deficiente visual ou acende uma luzinha pra quem tem baixa visão e o que vocês tem aqui para melhorar o aprendizado do braile que pra nós é muito importante”, destaca Fernanda de Oliveira, deficiente visual e professora de Braile da ADEVIUDI.

Depois de conhecerem as instalações e alguns projetos do CINTESP.Br/UFU, o grupo foi levado ao Parque Siquierolli, um dos parques preservados da cidade de Uberlândia, localizado na Zona Norte. Além de conhecerem o local, vivenciando os ambientes do Parque, os visitantes conheceram na metodologia “Para Cego Ver”, o Museu do Cerrado e puderam ter despertadas sensações por meio dos sentidos ao terem a descrição do espaço, objetos e natureza, por onde passavam. “Foi muita coisa boa, muita emoção ao mesmo tempo”, completa Fernanda.

Antes de programar as visitas, a pesquisadora Ana Sara fez o levantamento dos principais locais públicos que já estavam na lista da Associação para promover o momento de lazer aos deficientes visuais e auditivos. “Essa ação da área de ensino do CINTESP.Br/UFU tem o objetivo de mostrar os recursos e tecnologias que desenvolvemos voltados para pessoas com deficiência, como também de promover essa interação e envolvimento social. Fiz uma pesquisa com eles, participei de rodas de conversa e descobri que eles tinham muita vontade de conhecer outros lugares daqui de Uberlândia e decidimos então ir ao Parque Siquierolli. Então, essa é a proposta de apresentar nosso trabalho desenvolvido na área de Educação Inclusiva aqui no CINTESP.Br/UFU e levar ao fortalecimento de vínculos”, completa a pesquisadora Ana Sara.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário