Equipamento para prescrição de cadeira de rodas com metodologia inédita. Imagem: Marco Cavalcanti – Dirco/UFU

Cadeiras de rodas para esgrima e para tênis de quadra feitas por prescrição. Imagem: SECOM-PMU/Valter de Paula

Texto: Cristiane de Paula – jornalista CINTESP.Br/UFU

Revisão: Lucas Cardoso: pesquisador CINTESP.Br/UFU e Cleudmar Araújo- coord. geral CINTESP.Br/UFU

Fazer uma cadeira de rodas personalizada, sob medida de acordo com a deficiência e com a necessidade de uso, seja no esporte ou para a vida diária é um desejo da sociedade que agora está ao alcance das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e com doenças raras.

Utilizando metodologia inédita de prescrição, com o auxílio de um equipamento desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos CINTESP.Br/UFU, A Universidade Federal de Uberlândia licenciou dez modelos de cadeiras de rodas e outros dois dispositivos para cadeiras de rodas. O licenciamento permite a fabricação pela indústria e a comercialização para a sociedade.

“Este é o primeiro processo de licenciamento entre o CINTESP.Br, a UFU e o setor produtivo. É um momento histórico, pois o nosso sonho de levar as tecnologias além dos “muros” da Universidade, entregando-as para as pessoas,  começa a se concretizar e com isso, nossa missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentar a inclusão social e gerar riquezas para o Brasil vai sendo cumprida”, destaca Cleudmar Araújo, coordenador-geral do CINTESP.Br/UFU.

O fabricante que recebeu a concessão para produzir e vender as cadeiras de rodas personalizadas e os dispositivos tem sede em Goiânia. A Mover Cadeira de Rodas tem clientes em todo o país, a empresa vem sendo parceira do CINTESP.Br/UFU desde o início do processo de experimentação, fez vários modelos de testes até o ajuste final do equipamento.

A empresa já começou a colher resultados, o primeiro contrato foi com a prefeitura de Araguari que adquiriu 13 cadeiras de rodas para o, recém formado, time de basquete em cadeira de rodas da cidade. As cadeiras além de serem feitas sob medida atendendo desde às necessidades ergométricas de cada paratleta ainda considera a posição de jogo de cada um.  “Nós estamos levando uma resposta exclusiva e inédita para a sociedade, e o licenciamento tem essa vantagem de entregar uma solução nova produzida pela Universidade, no caso pelo CINTESP.Br/UFU para a população, é um grande feito”, conclui Lucas Cardoso, pesquisador autor do projeto.

O contrato de licenciamento é o oitavo concedido pela UFU e não tem exclusividade, o que significa que a Universidade poderá licenciar, simultaneamente, com outros fabricantes interessados na comercializar de cadeiras de rodas personalizadas, utilizando a metodologia inédita de prescrição desenvolvida pelo CINTESP.Br/UFU, possibilitando ampliar e favorecer o mercado, o empreendedorismo e a sociedade que terá ampla variedade de cadeira de rodas, além dos tamanhos padrões oferecidos no mercado. A meta do CINTESP.Br/UFU é democratizar o acesso à tecnologia assistiva produzida nos laboratórios da Universidade

Com o licenciamento a Universidade Federal de Uberlândia, por meio do CINTESP.Br/UFU, mais uma vez, cumpre o papel de Instituição Pública junto ao MEC. De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa Extensão e Cultura da UFU o licenciamento fortalece a importância das pesquisas quanto ao caráter social e o importante papel da Universidade para melhorar a qualidade de vida da população. “A Universidade, assim, promove pontes, ganha sentido social e ajuda a população, sobretudo, às pessoas que necessitam de tecnologias assistivas a se inserirem melhor no mundo da educação, do trabalho, do lazer, da cultura e da vida cotidiana. Essa é a função da Universidade Pública: levar o melhor de seu trabalho para a população brasileira” acrescenta o professor Hélder Silveira, Pró-reitor PROEXC/UFU.

No caso da gestão da política, portfólio de propriedade intelectual, promoção, difusão e proteção do conhecimento gerado no âmbito da Universidade, a UFU conta com o trabalho da Agência Intelecto. A Agência ainda atua nos processos de transferência da tecnologia protegida para o setor produtivo, “quando a UFU licencia uma tecnologia, ela colabora para o desenvolvimento socioeconômico baseado no conhecimento, ela obtém retorno em ganhos financeiros (royalties) para Universidade e estimula a inovação com o avanço da ciência e tecnologia”, complementa Thiago Paluma, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU.

 

De acordo com Cleudmar Araujo, em 2022, após a volta das atividades presenciais, o CINTESP.Br já entregou 21 inovações em tecnologia assistiva, apresentadas no evento LANCE PcD 2022. “ expectativa é que até o final do ano possamos fazer novos licenciamentos junto as empresas e, com isso, aumentar ainda mais a quantidade de equipamentos e dispositivos inovadores em tecnologia assistiva disponíveis para toda a sociedade”, completa o coordenador do CINTESP.Br/UFU

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário