Pesquisadores do CINTESP.Br/UFU em apresentação de um dos equipamentos desenvolvidos para o paradesporto de alto rendimento.

Texto: Cristiane de Paula  – Ascom CINTESP.Br/UFU
Revisão Cleudmar Araújo

A formação da equipe de apoio técnico foi publicada no Diário Oficial da União sendo convidados 32 pesquisadores de Universidades brasileiras. O objetivo dos trabalhos será de auxiliar os técnicos da Coordenação-Geral de Mecanismos de Apoio à Inovação (CGMI/SEMPI/MCTI) na elaboração dos chamados diagnósticos opinativos dos programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica oferecidos pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações às empresas beneficiárias pela conhecida “Lei do Bem”, publicada em 2005 para acelerar as pesquisas e o desenvolvimento de inovação tecnológica por meio de incentivos fiscais às pessoas jurídicas.

A Universidade Federal de Uberlândia, considerada, este ano, como a 3º Universidade Pública de Minas Gerais e  em 27º lugar entre as Universidades Brasileiras no World University Rankings, pela Quacquarelli Symonds Instituição de Ensino Superior do Reino Unido, será representada na equipe de apoio técnico pelo professor Dr. Cleudmar Amaral Araújo da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC/UFU), atual coordenador-geral do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos CINTESP.Br/UFU.

Os trabalhos serão realizados de forma presencial com previsão para concluir a consultoria ao MCTI até o dia 26 de agosto. “A Lei do Bem possibilita a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas no desenvolvimento de inovações tecnológicas. Á frente do Cintesp.Br, ao longo de mais de 10 anos, desenvolvemos inovações em tecnologia assistiva. Espero contribuir com a equipe de apoio técnico dentro da minha área de competência para que a pesquisa científica no Brasil possa se desenvolver ainda mais, com os seus grandes pesquisadores, usufruindo deste importante fomento que pode ser gerado pelas empresas.”, destaca o Prof. Cleudmar.

Sobre o professor da UFU e coordenador do CINTESP.Br/UFU, Cleudmar Amaral Araújo

Com Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (1998), é professor titular da FEMEC-UFU, desenvolvendo pesquisas em projeto de sistemas biomecânicos atuando, principalmente, no desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva. É coordenador do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas Para Esportes Paralímpico (CINTESP.Br/UFU). Até este ano, são mais de 35 pedidos de patentes registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No “LANCE PcD 2022”, um dos maiores eventos de lançamento de inovações em tecnologia assistiva no País, criados pelo CINTESP.Br/UFU, foram lançadas 21 novas tecnologias voltadas para pessoas com deficiência. Atualmente são cerca de 60 projetos em tecnologia assistiva dentro das áreas da educação inclusiva, esporte, saúde, lazer e vida diária que auxiliarão pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com doenças raras. Este ano o CINTESP.Br/UFU, iniciou os processos de licenciamento das tecnologias para fortalecer a indústria nacional que tem como objetivos, promover a riqueza do país, reduzir a dependência de importados e retornar para a sociedade brasileira os diversos produtos assistivos desenvolvidos no CINTESP.Br/UFU.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário