Sessão solene na Câmara Municipal de Uberlândia

Texto: Cristiane de Paula (Ascom CINTESP.Br/UFU)
Revisão: Arthur Alves Fiocchi (Pesquisador CINTESP.Br/UFU

    O reconhecimento público da Câmara Municipal de Uberlândia aconteceu em sessão solene para a entrega de Diplomas de Honra ao Mérito e Moção de Aplauso aos parceiros e aos pesquisadores do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos CINTESP.Br/UFU. Ao todo foram mais de 60 homenagens. O coordenador do CINTESP.Br/UFU, professor Cleudmar Araújo, apresentou a forma de desenvolvimento das atividades e os principais resultados das pesquisas, que no início deste ano resultaram em 21 equipamentos entregues à sociedade com diversos depósitos de patentes, alguns com patentes concedidas e outros em fase final de licenciamento. “Nossa missão é essa, desenvolver inovação e não deixar ela nos laboratórios, nossas pesquisas precisam chegar para quem precisa, e uma pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida e com doenças raras não pode esperar e aproveitamos para convidar as forças políticas, empresários e população para conhecerem e apoiarem cada vez mais as nossas pesquisas”, disse Cleudmar Araújo. “Precisamos fomentar o desenvolvimento nacional de tecnologia assistiva para se tornar acessível e de qualidade por meio da indústria brasileira”, completa o pesquisador Arthur Alves Fiocchi, também homenageado na sessão.

     A sessão solene da Câmara Municipal de Uberlândia para outorga de Diploma de Honra ao Mérito ao CINTESP.Br/UFU e Moção de Aplausos aos pesquisadores, aos parceiros, apoiadores e financiadores contou com a presença de toda a comunidade local envolvida. Representando a Universidade Federal de Uberlândia o Vice-reitor Carlos Henrique Martins, a treinadora Fernanda Costa representou a Fundação de Esporte Turismo e Lazer(FUTEL), pelo SESI Gravatás esteve presente o gerente da unidade Jackson da Silva. Esteve presente para também ser homenageado o presidente do Praia Clube Uberlândia Guto Braga, pela CDL esteve presente a assessora jurídica Talita Lemes, pelo Brain Instituto de Ciência e Tecnologia Algar a presidente Zaima MIlazzo, da Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro ( Adevitrim) Edu Charles Ramos, representando a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI) Ivandro Pereira, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU) Adalci Ferreira.

     A vereadora que já foi a primeira presidente da Comissão da pessoa com deficiência da Assembleia de deputados de Minas Gerais e, há 10 anos, acompanha os trabalhos do CINTESP.Br/UFU falou da importância das pesquisas em Uberlândia e da rede colaborativa construída em favor da inovação em tecnologia assistiva, “é de encher os olhos e aquecer o coração; com todas as parcerias, o quanto que é importante o que vocês fazem aqui para que esse país possa desenvolver e valorizar a cultura ciência e a tecnologia. Que vocês possam ter apoio, não faz Ciência sem dinheiro, incentivando as ciências nossos pesquisadores, os nossos financiadores, nossos apoiadores e que a gente possa mostrar nesse mundo que nós somos capazes, portanto, receba aqui a nossa gratidão.” Falou a vereadora Liza Prado, autora da homenagem.

     O destaque ainda foi feito por um dos apoiadores, o presidente do Praia Clube, Guto Braga falou do ineditismo e exclusividade da rede colaborativa de Uberlândia unindo parceiros para promover a inclusão produtiva e social por meio do paradesporto. Confiante na força da rede colaborativa desenvolvida na cidade, o presidente do Praia lançou o desafio de mais que dobrar a conquista de medalhas Paralímpicas pelos atletas da cidade, “nas Paralimpíadas de Tóquio nossos paratletas de Uberlândia ganharam 10 % do total de medalhas, para os jogos em Paris temos condições de trazer 25 % do total de medalhas”, enfatizou o presidente do Praia Clube Uberlândia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário