LANCE PcD 2022 realizado no SESI Gravatás em Uberlândia-MG Fotos: DIRCO /UFU e SECOM/PMU – Valter de Paula

 

Texto: Cristiane de Paula- Ascom CINSTESP.Br /UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CINTESP.Br/UFU

O Lançamento de inovações em Tecnologia Assistiva – LANCE PcD 2022 realizado, em Uberlândia, pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br/UFU) na área de Tecnologia Assistiva (TA) revelou uma nova perspectiva para o paradesporto, além de projetos inovadores para a vida-diária de PcD.

O evento aconteceu no final do mês de março, no SESI Gravatás, unidade da Federação das Indústrias de MG, espaço com estrutura esportiva com pista de atletismo homologada para competições internacionais e onde a maioria dos 21 produtos lançados estarão disponíveis para uso dos paratletas em treinamento se tornando em uma efetiva vitrine e campo de testes para os produtos desenvolvidos tanto para o alto rendimento quanto na iniciação ao paradesporto.

A cerimônia de entrega lotou o salão e contou com a participação de representantes de todos os parceiros envolvidos na rede colaborativa formada pelo CINTESP.Br/UFU.

A cerimônia foi acompanhada pelo Reitor da UFU, pelo pró-reitor de extensão, por representantes da Agência Intelecto-UFU, secretários e diretor de 2 Ministérios do Governo Federal: o da Ciência, Tecnologia e Inovações e do Ministério da Cidadania. Agentes financiadores compareceram ao evento, como superintendentes da Caixa Federal, do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social  (SEDESE), de empresas como a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), de empresas como a Mover Cadeiras (fabricante de cadeira de rodas) e Metalurgia Ludy, do Comando Militar do Planalto e seus Centros de capacitação física e desportiva do Exército, Clubes de Serviço como o Praia Clube, da Prefeitura de Uberlândia por meio da FUTEL, da Secretaria Municipal de Educação, organizações do terceiro setor como a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU) e Clube Desportivo para deficientes de Uberlândia (CDDU), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente entre outros de apoio ao paradesporto e assistência social e educação de Uberlândia, além e representantes das prefeituras de Campina Verde e de Araguari e diversos pesquisadores e profissionais que atuam com Tecnologia Assistiva. A programação chamou a atenção pelo número de equipamentos, pela inovação tecnológica que eles apresentam e pela união de instituições Públicas, Particulares e Sociais que trabalham em rede colaborativa. “Então, eventos como esse agregam porque traz uma dimensão mais visual, sendo possível enxergar o resultado prático de tudo aquilo que está sendo desenvolvido e trazendo a devolutiva social que o estado está fazendo utilizando os recursos da população”, destacou Felipe Belucci, coordenador-Geral de Tecnologias Habilitadoras da SEMPI/MCTI.

O evento também foi acompanhado , em tempo real, por mais de 600 pessoas que participaram da transmição, em tempo real, pelo canal do youtube da UFU. https://www.youtube.com/watch?v=ebj9rERa_lA&t=463s

A finalização dos projetos com registro de patentes contou com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), Regional Uberlândia. As demandas vieram do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da parceria com a Fundação de Turismo Esporte e Lazer, da Prefeitura de Uberlândia (Futel) e Praia Clube Uberlândia que apoiam a iniciação e os paratletas de alto rendimento. Essa rede ainda envolve o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia em parceria (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo Mineiro (Adevitrim) e a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi). “Essa receita está dando certo aqui com a união das iniciativas público e privada em favor do que vemos aqui hoje, esse é o Brasil que dá certo”, disse Guto Braga, presidente do Praia Clube Uberlândia.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário