Secretária de Educação de Uberlândia, Tânia Toledo na entrega de livro para Enzo Yonemura acompanhado de sua mãe, Célia Naeko. Foto SECOM/PMU -Valter de Paula

Texto: Cristiane de Paula- Ascom CINSTESP.Br /UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CINTESP.Br/UFU

Ao longo do ano de 2021, seguindo as restrições de regras de controle da covid-19 o Centro Brasileiro de referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br/UFU) em parceria com a Coordenação-Geral de Articulação em Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CGAR/SEAPC/MCTI) desenvolve um trabalho social por meio de ações voltadas ao conhecimento da ciência, de forma lúdica e promovendo o fortalecimento da cultura da inclusão por meio da acessibilidade com o estímulo à leitura.

Os projetos foram desenvolvidos para atender a demanda espontânea vinda de instituições sociais e escolas públicas. As propostas sugeriam ações na educação com o objetivo de promover o conhecimento, de forma lúdica, da ciência e da tecnologia por meio de uma cultura pela inclusão em acessibilidade. Nessa primeira fase do projeto foram participaram 8 Instituições abrangendo mais de 2500 famílias.

Ao longo do ano pesquisadores do CINTESP.Br/UFU, ligados a área da educação visitaram as Instituições, fizeram reuniões e palestras com educadores e profissionais que trabalham em salas de aula. Foram entregues materiais produzidos pelo MCTI para conhecimento dos projetos do Ministério ligados à educação e cartilhas a respeito de acessibilidade inclusiva.

O resultado do trabalho foi à produção de cinco edições de cartilhas, impressas e doadas pelo CINTESP.Br/UFU em um total de 5 mil exemplares. A doação foi feita no Lançamento de inovações em Tecnologia Assistiva – LANCE PcD 2022, realizado em 28 de Março/2022, no SESI-Gravatás na cidade de Uberlândia-MG. Na oportunidade a secretária de Educação de Uberlândia, Tânia Toledo, realizou a entrega simbólica para Enzo Yonemura que representou as escolas beneficiadas pelo projeto.

O material produzido fará parte do acervo das instituições e do MCTI por meio da Coordenadoria Geral de Articulação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do Ministério, autora deste projeto juntamente com diversos pesquisadores do Cintesp.Br-UFU. Os livros editados e entregues foram:

1 – Janela do Conhecimento

2 –  Uma Escola Aberta às Diferenças humanas

3 –  Novos Tempos

4 – Inclusão no Coração, Respeito à Diversidade, Cooperação e Solidariedade

5 – Guia para Mulheres Submetidas à Mastectomia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário