Adilson de Paula – artista plástico usando próteses para pintar telas Foto: DIRCO/UFU

Texto: Cristiane de Paula- Ascom CINSTESP.Br /UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CINTESP.Br/UFU

Vida nova, esse é o sentido do Programa – Social / Vida Diária também desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos. Um Programa que faz parte da Missão do CINTESP.Br/UFU.

Na cerimônia do Lançamento de inovações em Tecnologia Assistiva – LANCE PcD 2022, que aconteceu no último dia 28 em Uberlândia foram lançados dispositivos que começaram a ser utilizados pelo artista plástico Adilson de Paula, profissional liberal voltado ao setor da construção civil que sofreu amputação dos braços e pernas, após acidente elétrico.

Com a impossibilidade de trabalhar como pintor de paredes, Adilson de Paula descobriu a habilidade nas artes plásticas e com o uso dos dispositivos desenvolvidos pelos pesquisadores do CINTESP.Br/UFU. São produtos fabricados por manufatura aditiva (Impressão 3D) que foram projetados com escaneamento digital e projetados para adaptação nos membros superiores para facilitar a utilização de acessórios como talheres, canetas e os pincéis usados pelo artista.

No evento, Adilson presentou 20 telas que ficaram em exposição e começaram a ser comercializadas. Os dispositivos permitem independência econômica e mais autonomia em tarefas simples do dia a dia. “é uma mudança radical de vida, eu não conseguia, eu mesmo me alimentar sozinho, escovar os dentes e fazer o que eu gosto que é pintar. Eu fiquei melhor com as próteses, eu me sinto mais confiante, estou muito feliz”, disse Adilson.

A inovação em TA, desenvolvida pelo CINTESP.Br/UFU passa pela versatilidade da rede colaborativa com pesquisadores multidisciplinares e pelos parceiros que vão desde à Prefeitura de Uberlândia, por meio da sua Fundação de Turismo Esporte e Lazer (FUTEL), passando pelo Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB), o Praia Clube Uberlândia trabalhando com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações(MCTI) e Ministério Público do Trabalho, região Uberlândia.

Neste sentido, o CINTESP.Br/UFU busca manter o Programa Social para Educação e Vida diária e desenvolve inovações tecnológicas em TA voltadas para a melhoria da vida diária de pessoas com deficiência (PcD), com mobilidade reduzida e doenças raras nas áreas de lazer, esporte, saúde e educação. O objetivo é de facilitar a reinserção dessa significativa parcela da sociedade brasileira na vida social, no mercado de trabalho e com melhoria da qualidade de vida.

 

General Rui Yutaka Matsuda, chefe do Comando Militar do Planalto destacou a importância da tecnologia assistiva, e a atuação e apoio do exército brasileiro na sociedade voltados para as pessoas com deficiência. Foto: DIRCO/UFU

O LANCE PcD 2022 chamou a atenção de outras Instituições do país que trabalham com projetos de reabilitação para o paradesporto e para a vida diária, como foi o caso do Centro de Capacitação Física do Exército coordenado pelo Comando do Estado Maior do Exército, “colocamos nossa força para somar nossos projetos e estamos aqui com os dirigentes de nossos Centros de capacitação física e desportiva do Exército para ajudar esse projeto tão grandioso para cooperar da melhor forma possível para ajudar nessa empreitada”, que disse o General Rui Yutaka Matsuda, chefe do Comando Militar do Planalto. O General esteve em Uberlândia para acompanhar o lançamento e viabilizar ações para agregar valor social por meio de projetos na região do Triângulo Mineiro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário