Dr. Raúl Reina e Dr. Rory Cooper, pesquisadores da Espanha e Estados Unidos, respectivamente, em pronunciamento de apoio ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, apresentado no evento LANCE PcD 2022 realizado pelo CINTESP.Br/UFU na cidade de Uberlândia-MG.

 

Texto: Cristiane de Paula – ASCOM CINTESP.Br/UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CONTESP.Br/UFU

No início deste ano (2022) o CINTESP.Br/UFU consolidou o processo de internacionalização e ampliou a rede de colaboradores buscando conhecimento a respeito de Tecnologia Assistiva (TA), por meio de intercâmbios e cooperação internacional em Centros de pesquisa consolidados no mundo.

O primeiro intercâmbio envolve o Laboratório de Engenharia Humana e Pesquisa de Pittsburgh e ao U.S. Department of Veterans Affairs nos EUA. Centro de pesquisa que  trabalha na recuperação de veteranos, bem como, o uso de tecnologia assistiva para a inserção de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, “Durante esse processo é importante trabalharmos com pessoas com deficiência assim como com clínicos, nosso governo e parceiros da indústria”, disse o pesquisador Rory Cooper, diretor do Human Engineering and Research Laboratory, em mensagem enviada no Lançamento de inovações em Tecnologia Assistiva – Lance PcD 2022 realizado na cidade de Uberlândia-MG.

O trabalho em rede colaborativa também envolve pesquisadores da Espanha, como é o caso do professor Raúl Reina, professor da ciência do desporto da Universidade Miguel Hernández que também enviou mensagem de apoio ao lançamento de inovações em Tecnologia Assistiva apresentadas no evento LANCE PcD 2022, que aconteceu em Uberlândia-MG, “Considero um evento muito importante para compartilhar a tecnologia assistiva em favor ao paradesporto e romper a barreira de acesso dos paratletas a essa tecnologia e importante fator para todos os níveis do esporte paralímpico, o que pode ser a diferença para proporcionar o empoderamento, a melhor qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com deficiência”, disse Raúl Reina.

Célia Regina Lopes, é a primeira pesquisadora do CINTESP.Br/UFU a fazer parte do intercâmbio, também é professora da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Desde o início do ano, ela faz parte da equipe do Dr. Rory Cooper nos EUA e vai atuar no desenvolvimento de pesquisas relacionadas com automação de veículos para pessoas com deficiência, inovações no sistema de transporte coletivo e novas tecnologias em transferências de pessoas da cadeira para o leito ou para atividades de vida diária, “Nós buscamos oferecer soluções inovadoras para pessoas com deficiência que necessitam de tecnologia assistiva para mobilidade, audição, fala e outras necessidades cotidianas e aqui estamos empenhados nas inovações para diferentes tipos de cadeiras de rodas”, disse Célia Regina, pesquisadora do CINTESP.Br em intercâmbio nos Estados Unidos.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário