Cerimônia de Lançamento de produtos desenvolvidos no CINTESP.Br/UFU – Salão de eventos SESI Fotos: DIRCO/UFU

Texto: Cristiane de Paula – ASCOM CINTESP.Br/UFU
Revisão: Cleudmar Araújo – Coord. CINTESP.Br/UFU

O Lançamento em Tecnologias Assistivas( LANCE PcD) 2022 foi um dos maiores eventos, realizados no Brasil, considerando a quantidade de produtos e de serviços em Tecnologia Assistiva, produzidos e entregues por um Centro de Pesquisas vinculado à uma Universidade Federal.

A cerimônia proporcionou mais que o lançamento dos produtos, possibilitou aos apoiadores e financiadores reforçarem e ampliarem, publicamente, a rede de parceiros que fazem parte dos projetos, pesquisas e testes de validação. “Precisamos enxergar a importância de termos instituições como as Universidades, como os Institutos de pesquisas, como as organizações do terceiro setor trazendo a devolutiva social que o estado está fazendo utilizando os recursos da população”, disse Felipe Bellucci, coordenador geral de Tecnologias Habilitadoras da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações do MCTI.

Este foi o cenário promovido pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br/UFU, instituído no final de 2019 pelo, então ministro Astronauta Marcos Pontes.

Desde então,  CINTESP.Br/UFU desenvolve pesquisas em um formato de redes colaborativas atuando no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia.

Foi uma das cerimônias mais esperadas pelo público atendido motivado pelas inovações em Tecnologia Assistiva (TA) desenvolvida pelo CINTESP.Br/UFU, eu tenho certeza que a partir das tecnologias entregues aqui hoje muitos resultados serão gerados, agora, já nas Paralimpíadas de Paris em 2024”, disse Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB que esteve presente no evento.

O SESI completa a rede de apoio, voltada ao paradesporto implementada pela Prefeitura de Uberlândia, “hoje temos 33 atletas com bolsa atleta, sendo que 5 tem bolsa pódio e com 2 treinadores da FUTEL que são da seleção brasileira. É deste cenário, deste ambiente que estamos falando”, disse o diretor da Fundação de Turismo, Esporte e Lazer do Município, Édson Zanatta.

Participaram mais de 200 pessoas sendo mais de 10% de paratletas e técnicos ligados ao CPB e de outros estados. O evento foi transmitido pelo canal do youtube da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e teve acompanhamento remoto por mais de 600 pessoas. “Então, o que importa para todos nós é que essas tecnologias cheguem para todas essas pessoas, esse é o nosso grande objetivo e nós estamos falando aqui de 20 anos de trabalho”, completou Cleudmar Araújo, coordenador do CINTESP.Br/UFU.

Assista a Cobertura completa do evento LANCES PcD 2022: https://www.youtube.com/watch?v=ebj9rERa_lA&t=466s

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário