Prescrição de cadeira de rodas com José Júnior, vice-campeão Sul-americano de basquete em cadeira de rodas, na sala de prescrição do CINTESP.Br

Texto: Cristiane de Paula-Ascom CINTESP.Br

Revisão: Cleudmar Amaral – coord. geral CINTESP.Br

Iniciar a fabricação da primeira cadeira personalizada para o basquete utilizando inovações em tecnologia assistiva para paratletas de alta performance, esta foi a razão da visita do atual vice-campeão Sul-americano de basquete em cadeira de rodas, José Júnior, no CINTESP.Br. José Júnior joga pelo time da ANDEF-Cobras (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos).

A pesquisa é desenvolvida pelo CINTESP.Br, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), financiada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e em parceria Prefeitura de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Com o direcionamento do pesquisador Lucas Cardoso, autor do projeto, o paratleta fez vários testes de conformidade, rendimento e segurança no equipamento que irá prescrever as medidas para fabricação da cadeira de rodas personalizada desenvolvida pelo Cintesp.Br, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “Minha expectativa é muito grande com esse equipamento, essa novidade. Para eu chegar a um modelo bom para jogar eu vou ajustando minha cadeira na base das tentativas e erros e isso gasta dinheiro e tempo para jogar cada dia melhor. Já estou é ansioso pra experimentar, pra jogar com ela”, disse José Júnior, jogador de basquete em cadeira de rodas que fez parte do time da seleção brasileira vice-campeã Sul-americana de basquete em cadeira de rodas.

O equipamento oferece mais de 30 ajustes levando em conta as medidas anatômicas do paratleta, as necessidades de conforto de acordo com o tipo de deficiência e cada exigência específica de esforço para executar as manobras em uma partida de basquete atingindo o melhor rendimento. Os ajustes são feitos de acordo com as medidas que serão associadas para indicar um modelo personalizado da cadeira de rodas ideal para o basquete. O Equipamento de Prescrição de Cadeiras de Rodas (SWCE), desenvolvido pelo CINTESP.Br oferece condições ao atleta com deficiência, uma liberdade de escolha dentro do que melhor corresponde ao seu conforto e segurança, a partir de uma análise ergoantropométrica diretamente relacionada à sua cinesiologia de propulsão. “Foi muito rico esse nosso trabalho para fabricar a cadeira de rodas do José Júnior, ele trouxe informações importantes para a prescrição, detalhes técnicos que só o atleta pode nos oferecer”, completou Lucas Cardoso, pesquisador do CINTESP.Br, autor do projeto. A cadeira de rodas, já em fase final, fabricada de forma personalizada será utilizada em ambiente relevante, ou seja, em condições diretas de jogo pelo próprio atleta para orientação de novos ajustes, até chegar ao modelo ótimo para o alto rendimento.

A prescrição aconteceu na sede do CINTESP.Br, na Arena Sabiazinho, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia por meio da (Futel), que trabalham em cooperação técnico científica juntamente com o Comitê Paralímpico Brasileiro com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).  “Maravilhosa essa nossa parceria que possibilita um conjunto de esforços para melhorar o esporte paralímpico, reforça todo o apoio que a Prefeitura de Uberlândia já presta ao esporte paralímpico e somando às pesquisas do CINTESP.Br”, destaca o diretor da FUTEL Edson Zanatta que esteve na sede do CINTESP.Br para receber o paratleta.

Acompanharam os trabalhos dos pesquisadores do CINTESP.Br, parte do time de basquete em cadeira de rodas da cidade de Araguari, que já se apresentaram como novos candidatos para reforçar o time com as inovações do CINTESP.Br em tecnologia assistiva. “Nosso time há mais de 15 anos joga de forma independente, agora o Município inicia o poio ao basquete paralímpico e nossa meta é igualar aos times de alto rendimento e essa parceria do CINTESP.Br vai ser essencial”, disse Rômulo Monteiro, coordenador de esportes paralímpicos de Araguari que acompanhou os trabalhos.

O Equipamento de Prescrição de Cadeiras de Rodas (SWCE), desenvolvido pelo CINTESP.Br oferecerá condições ao atleta com deficiência liberdade de escolha dentro do que melhor corresponde ao seu conforto e segurança, a partir de uma análise ergoantropométrica diretamente relacionada à sua cinesiologia de propulsão. “O CINTESP.Br atua mais que um centro de inovação em tecnologia assistiva, atua como parceiro do atleta pois trabalha diretamente para ele com interação contínua no processo que pode oferecer em tempo real todas as medidas para o fabricante e apoiar durante o processo de fabricação”, completa Cleudmar Araújo, coordenador geral do CINTESP.Br.

Quem sabe agora com o CINTESP.Br, Uberlândia poderá atrair de volta os nossos jogadores de basquete em cadeira de rodas, temos um centro de referência e pesquisadores a nossa disposição, disse Clayton Barbosa, pres. do Conselho da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU), que também acompanhou a visita do vice-campeão Sul-americano, de basquete em cadeira de rodas, José Jr.

A previsão dos pesquisadores do CINTESP.Br é de fabricar este modelo em 30 dias.

As próximas prescrições serão feitas com os paratletas: Jovane Guissone da esgrima Categoria: B, medalha de prata na espada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e considerado no Prêmio CPB/Loterias Caixa como melhor atleta por modalidade.  E com o paratleta Rafael Hoffmann da equipe brasileira de rúgbi e atleta Paralímpico Rio 2016 Rugby em Cadeira de Rodas (Tetraplegia nível C5-C6). Rafael também participou da seleção brasileira de Rugby no Desafio Mundial de Rugbi em Cadeira de Rodas (WWRC 2019), na cidade de Tóquio, Japão o Brasil ficou em 8º lugar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário