Uberlândia se destaca para o Mundial de Para Halterofilismo que acontecerá na Geórgia

Lara Lima e o treinador Weverton Santos Foto: FUTEL

Modelo e protótipo do equipamento para treinamento muscular (bíceps) com vibração

Texto: Cristiane de Paula – Ascom CINTESP.Br

   Uberlândia ganhou destaque na convocação de paratletas do halterofilismo para representar o Brasil no Mundial, marcado para acontecer entre 27 de novembro e 5 de dezembro, em Tbilisi, na Geórgia. De Uberlândia, participarão 8 paratletas sendo a maior equipe da delegação brasileira.

A convocação foi anunciada pelo novo diretor de esportes de alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro, Jonas Freire. Os paratletas uberlandenses são Mateus de Assis, Gabriel Serafim, André Luiz, Luciano Dantas, Ângela Teixeira, Elizete Araújo, Valéria Alves e a Lara Lima que participou das paralimpíadas de Tóquio. Weverton Santos é o treinador da equipe. Todos os paratletas fazem parte do “Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia” que tem parcerias com a Futel e recentemente também firmou apoio com o Praia Clube. A Equipe uberlandense representa mais de 30% da delegação brasileira. “Isso demonstra a importância do investimento feito pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no paradesporto local, que hoje é referência nacional em diversas modalidades”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br) já é referência em pesquisas e desenvolvimento de equipamentos para o alto rendimento no paradesporto, com mais de 60 projetos em desenvolvimento, para atender os paratletas nacionais. Entre os projetos estão o equipamento de treinamento muscular dos membros superiores com vibração mecânica bilateral e o equipamento de musculação para cadeirantes com sistema de resistência came-mola-seguidor, que podem contribuir com melhorias no condicionamento muscular e na reabilitação física dos paratletas do halterofilismo, entre outras diversas modalidades. De acordo com o escopo dos projetos, de autoria de Thiago Gomes Cardoso e de Márcio Peres de Souza (pesquisadores do CINTESP.Br), os equipamentos, de caráter inovador, possibilitam – entre outras funções – a utilização para treinamentos paralímpicos, proporcionando uma atividade biomecânica associada ao gesto motor de propulsão de uma cadeira de rodas. Além disso, as características modulares e multirreguláveis destes equipamentos permite o treinamento diferenciado e personalizado para as necessidades fisiológicas de cada paratleta.

Para o especialista em hemodinâmica e pesquisador do CINTESP.Br, Fernando de Fazzio o novo equipamento poderá ainda garantir maior segurança nos treinamentos. “Considerando a inovação do sistema de vibração que será associado e que poderemos realizar o treinamento especifico dentro de um laboratório, há uma grande expectativa de obtermos ganhos significativos nos desempenhos, principalmente, dos atletas que aqui estamos acompanhando, o atleta de alto rendimento, o atleta paraolímpico”, completa o pesquisador. Fernando de Fazzio é formado em medicina pela UFU e especializado em Hemodinâmica e Cardiologia intervencionista no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Um dos aspectos do CINTESP.Br é a formação multidisciplinar, são aproximadamente 50 pesquisadores, envolvendo profissionais técnicos, estudantes de graduação e de pós-graduação e docentes da UFU e de outras Universidades. As pesquisas envolvem desde a prescrição de equipamentos, de dispositivos e de próteses; ao desenvolvimento de aparelhos biomecânicos de treinamento, passando pela habilitação e reabilitação física; a criação de recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas e da matemática; o projeto de arranjos físicos e modelos arquitetônicos inteligentes baseados em acessibilidade e ergonomia; a criação de novos materiais aplicáveis à engenharia biomecânica; o estudo da qualidade de vida para pessoas com doenças raras; o desenvolvimento das técnicas de manufatura aditiva aplicada e outras mais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário