CINTESP.Br promove entrega especial de kits lúdicos no mês de destaque para conscientização pela inclusão social e profissional das pessoas com deficiência

Ana Paula Borges – secretária, Edna A. da Silva Souza – supervisora, Abadia Silva Almeida – professora, Ana Sara Tomé – pesquisadora CINTESP.Br

Texto Cristiane de Paula – Ascom CINTESP.Br

Revisão Ana Sara Tomé

Como atividade de setembro, mês de luta pela Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência o CINTESP.Br, em Uberlândia promoveu a distribuição de kits lúdicos escolares para mais de 2.500 crianças. O Projeto CRESCER- Caminhos da Inclusão é patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e integra as ações da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC), sob a coordenação do Departamento de Articulação e Comunicação da SEAPC do MCTI. O principal objetivo do Projeto é de oferecer novas ferramentas de apoio para as atividades escolares quando o tema for inclusão com acessibilidade e despertar o interesse pelo conhecimento promovendo a ciência. Já faz parte do planejamento da Secretaria de Estado da Educação pra que toda Escola seja acessível e esse material vai proporcionar o trabalho com mais argumentos com nossos alunos”, disse Ana Paula Borges, secretária da Escola.

A escola que recebeu os kits faz parte da Rede Estadual do Estado de Minas Gerais e está localizada na região Sul de Uberlândia. A Escola Dona Alexandra Pedreiro tem quase mil alunos e foi uma das primeiras da rede pública do Estado a completar todo o projeto arquitetônico de adaptação do prédio para ficar totalmente acessível. “O CINTESP.Br realiza esta distribuição do material KIT lúdico CRESCER também realizado em rede colaborativa e ficamos muito encantados com o projeto da Escola e estes recursos lúdicos pedagógicos poderão somar ao trabalho já desenvolvido pela Escola com toda a comunidade que é o fortalecimento da acessibilidade para a inclusão”, disse a pesquisadora do CINTESP.Br, Ana Sara Tomé.

Foram ao todo 150 kits, além de 400 exemplares do livro CRESCER e  material sobre as ações do MCTI em favor da ciência, tecnologia e inovação por um Brasil inclusivo, um livro da história da Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, materiais de conscientização sobre cuidados com a higienização e a proteção contra a COVID-19 e jogos infantis como um quebra cabeça e materiais de montar.

Mapa tátil instalado na porta de acesso da Escola e placa com descrição tátil na entrada da sala de aula

Mapa tátil instalado na porta de acesso da Escola e placa com descrição tátil na entrada da sala de aula

O trabalho de adaptação durou mais de 3 anos entre o estudo de viabilidade de engenharia até as obras e instalação de equipamentos de identificação, de segurança, de acesso e de localização. A entrada dos alunos ganhou um mapa tátil que tem a localização de todas as instalações com descrição em braile, os acessos ganharam rampas, as portas das salas e banheiros foram trocadas e foi instalado piso tátil por toda a escola. “As placas de identificação e todas as adaptações são importantes para que todas as crianças, todas as pessoas tenham mesmos direitos de acesso à educação, um processo de transformação que nos deixou muito gratos”, completa a secretária Ana Paula.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário