Entrega de kits Instituição Cristina Cavanis. Elaine Bragança, Prof. De Libras, Neiry Lane Guedes educadora social, Janete Machado assistente social, Daniela Fernandes Coord. Adm. e Ana Sara Tomé

O CINTESP.Br em Uberlândia tem levado o Programa CRESCER- Caminhos da Inclusão por diversas Escolas e Instituições não Governamentais. É uma iniciativa do Centro Nacional de Tecnologia (CNT) para ser uma ferramenta pedagógica e lúdica visa contribuir para a promoção da diversidade e inclusão em acessibilidade. O Programa integra ações da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) sob a coordenação do Departamento de Articulação e Comunicação da SEAPC do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Faz parte do Programa a distribuição de livros da edição CRESCER com exercícios e brinquedos de montar que levam a criança ao entendimento lúdico pedagógico, assim como o incentivo à leitura, como direito de todos através de brincadeiras e promove a percepção sob o olhar às diferenças e igualdade, assim como a cultura na rotina da criança. Além do livro que logo atrai a atenção das crianças, foram entregues materiais sobre as ações do MCTI em favor da ciência, tecnologia e inovação por um Brasil inclusivo, livros sobre a história da Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, materiais de conscientização sobre cuidados com a saúde e a proteção contra a COVID-19.

A entrega dos 250 kits lúdicos pedagógicos aconteceu, respeitando as normas de segurança de controle da COVID-19, durante uma das aulas do Projeto “Convivência” de reforço do Instituto Cristina Cavanis que existe há 21 anos em Uberlândia.  A Organização Não Governamental oferece atendimento educacional em contra turno para mais de 150 crianças de bairros da Região Sul da cidade, além de oferecer o “Serviço Coletivo Jovem Empregabilidade” que oferece apoio aos jovens na inserção no mercado de trabalho. “Quando vocês trazem este programa para a instituição sentimos inclusão e vamos levar para nossas crianças porque sabemos que esse material vai nos ajudar nesse trabalho de transformação de vidas, é com parceria que a instituição está aberta há mais de 21 anos aqui em Uberlândia”, disse Daniela Fernandes coordenadora administrativa da Instituição.

Alunas da Instituição Cristina Cavanis

Elaine Bragança, Ana Sara e Marcel Moraes

Para a entrega na Instituição Cristina Cavanis o CINTESP.Br contou com a participação da pedagoga e professora de Libras, Elaine Cristina Barbosa de Paula Bragança, ela compartilhou um pouco de sua história, e a interação e comunicação com as crianças foram feitas em Língua Brasileira de Sinais – Libras, no qual foi traduzida pela Intérprete de Libras e pesquisadora do CINTESP.Br, Ana Sara Tomé.

“Fiquei extremamente feliz em participar desta ação, agradeço imensamente o convite, é de grande importância aproveitar todos os momentos para despertar e incentivar crianças e jovens e valorizar o seu potencial, pois, todos nós, cada um entender e respeitar às diferenças, podemos ter igualdade de convívio e despertar as crianças pela educação, assim vamos construir uma sociedade unida e de espaços e ações totalmente acessíveis, afirmou Elaine. A palestra despertou a atenção dos alunos e revelou a dedicação de Marcel Moraes, um jovem de 16 anos, aluno do ensino médio que faz reforço escolar na Instituição. Após a palestra Marcel foi buscar mais informações a respeito da Língua de Sinais e contou já conhecer um pouco da língua. Desde o início da pandemia tem se dedicado a estudar Libras e Francês pela internet. “Eu quero ser médico e preciso me especializar para atender todo tipo de paciente e achei incrível esse material”, disse Marcel.

O CINTESP.Br em Uberlândia iniciou a distribuição dos kits lúdicos pedagógicos por meio do Programa CRESCER, Caminhos da Inclusão em abril deste ano e já atendeu mais de 600 crianças por meio de Escolas e Instituições assistenciais da cidade. Hoje, nesta entrega ficamos emocionados com a iniciativa espontânea do Marcel, um jovem de classe média baixa que busca sozinho, estudar e aprender Libras gratuitamente pela internet. Aí sim percebemos que estamos no caminho certo e ainda temos muito que fazer, isso motiva para ações de fortalecimento educacional e social do Programa que o CINTESP.Br no qual vem distribuindo para nossa sociedade. “Foi excepcional a interação do jovem Marcel, onde em conversa com a professora de Libras Elaine Bragança, apresentou a datilologia de alguns sinais que aprendeu em Libras”, disse Ana Sara Tomé, pesquisadora do CINTESP.Br na área de educação inclusiva.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário