Ana Sara Tomé, pesquisadora do CINTESP.Br® e Fernanda Nascimento Silveira coordenadora de projetos da Pontes de Amor

23 julho 2021

Cristiane de Paula – Ascom CINTESP.Br®

 

Oferecer material lúdico pedagógico promovendo a cultura da inclusão por meio da educação, este é um dos objetivos do Projeto Caminhos da Inclusão, de iniciativa e estruturado pelo CNT, (Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras). O CINTESP.Br®, em Uberlândia, executa o Programa levando os materiais lúdicos pedagógicos e brinquedos educativos até às Escolas e Instituições sem fins lucrativos que desenvolvem ações sociais e protetivas às famílias e crianças de baixa renda. Caminhos da Inclusão foi criado, este ano, pelo CNT, uma iniciativa que faz parte das ações da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) O Programa é coordenado pelo Diretor Carlos Rogério Antunes da Silva do Departamento de Articulação e Comunicação da SEAPC do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Desta vez, o Programa ampliou o perfil do público atendido, a entrega dos materiais lúdicos pedagógicos foi feita à Organização Filantrópica sem fins lucrativos Pontes de Amor, que atua junto à Vara da Infância e da Juventude, Órgãos e Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente. “Nós trabalhamos nos processos de apoio e de habilitação junto aos pais que buscam adotar uma criança e também atuamos no apoio à nova composição familiar, damos nos processos de pós adoção com acompanhamento educacional e psicológico e toda a ferramenta, como estas que estamos recebendo hoje, tem importância no processo educacional para ampliar o entendimento de inclusão e vamos trabalhar estes materiais dos kits com nossas crianças”, disse Fernanda  Nascimento Silveira coordenadora de projetos da Pontes de Amor.

O Programa Caminhos da Inclusão distribuiu o primeiro volume do livro CRESCER que apresenta histórias para despertar na criança conceitos como: igualdade, acessibilidade, inclusão, respeito e tecnologia assistiva, interagindo com as diversidades inerentes de cada criança. O material do Programa foi entregue pela pesquisadora do CINTESP.Br® dos Programas Sociais Ana Sara Tomé, “o trabalho feito pela Instituição Pontes do Amor é muito importante para o fortalecimento de novos laços familiares e divulgar o que é feito aqui também faz parte de nossas ações que passam a acontecer quando recebemos das Instituições as intenções de participar de nossos Programas sociais, como o Caminhos da Inclusão”, disse a pesquisadora Ana Sara.

 Foram ao todo 100 kits, além do livro CRESCER também foi entregue material sobre as ações do MCTI em favor da ciência, tecnologia e inovação por um Brasil inclusivo, um livro da história da Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, materiais de conscientização sobre cuidados com a higienização e a proteção contra a COVID-19 e jogos infantis como um quebra cabeça e materiais de montar.

A instituição Pontes de Amor trabalha com 4 instituições e atualmente 50 famílias são acompanhadas. O trabalho desenvolvido pela Organização é filiada à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e tem reconhecimento internacional

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário