É importante conhecer os Programas do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação de reconhecimento Nacional e Internacional. Estes programas tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congreguem instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País.

O Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação promove e apoia diversas iniciativas que oferecem às crianças e jovens na educação, o estímulo para o conhecimento. Dentre suas atuações, destaca-se a Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência SEAPC/MCTI, que vem apoiando a ciência, inclusão e acessibilidade na educação.

A Secretaria oferece apoio aos espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil nas ações que gerem incentivos às crianças e jovens conscientizando da relevância de novos cientistas para desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no nosso país.

A SNCT abrange todo o território nacional e, em Brasília, organizada pelo MCTI em parceria com o Governo do Distrito Federal é apresentado ao público o evento âncora com exposições realizadas pelas instituições ligadas à Ciência e Tecnologia do DF instituições convidadas de outras Unidades Federativas.

O objetivo da SNCT-DF é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência, tecnologia e inovação, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica no Distrito Federal, proporcionando debates e reflexões.

O CINTESP.Br® vem participando da SNCT-DF com tecnologia assistiva desenvolvidas com o apoio Governamental do MCTI, essas tecnologias assistivas visam a qualidade de vida das pessoas com deficiência e doenças raras nas áreas da Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Vida Diária, desenvolvendo ação socioeducativa para a conscientização da importância da inclusão social e inclusão produtiva de pessoas com deficiência e doenças raras.

Este projeto é em parceria com a Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência – SEAPC/MCTI, conta com a distribuição de livros lúdicos, brinquedos e dobraduras, o projeto envolve também a fabricação de recursos lúdicos pedagógicos sensoriais contemplando as áreas da educação, lazer e esporte, promovendo a Lei de Acessibilidade, um direto de todos.

A SNCT-DF é uma grande oportunidade para todos participarem com inovações tecnológicas e também para conhecer as ações do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação que vem promovendo e apoiando diversas iniciativas que oferecem na educação o estímulo à formação de novos pesquisadores e cientistas no Brasil, gerando conhecimento e inovações.

Conheça melhor estes programas do MCTI nesta edição do Programa Ciência e Tecnologia no seu Dia a Dia, apresentado pelo Ministro Marcos Pontes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário