2
Sem título-1

O Campeão mineiro de Tênis de quadra em Cadeiras de Rodas testará novo equipamento para melhorar o desempenho nos jogos

     O CINTESP.Br®, inicia em Uberlândia, o processo de validação de um dos seus equipamentos desenvolvidos voltados para o esporte paralímpico e vida diária. O equipamento de alta tecnologia e inovador permitirá fazer a prescrição completa e individual da pessoa com deficiência e doença rara para a fabricação personalizada de careira de rodas.

      O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos – CINTESP.Br®, parte integrante da Universidade Federal de Uberlândia-MG é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva.

      A “Metodologia do equipamento permite a Prescrição de Cadeiras de Rodas personalizadas” é um Projeto inovador no mundo em prescrição de cadeira de rodas personalizadas para o esporte e para vida diária. O Equipamento faz parte de linhas de pesquisa dedicado ao esporte paralímpico, dentro dos cinco tópicos de pesquisas do CINTESP.Br®, que atua também com pesquisas na Saúde, Educação, Esporte, Lazer e Vida diária para pessoas com deficiência e doenças raras em parceria com MCTI apoiando as políticas públicas do Governo Federal em acessibilidade e inclusão.

      O Projeto consiste em um equipamento que permitirá a fabricação de uma cadeira de rodas personalizada a partir de informações individuais de cada pessoa com deficiência. No caso do paratleta, jogador de tênis, os dados que farão parte do processo de fabricação da cadeira de rodas personalizada, levam em conta a experiência em quadra, as medidas do corpo do atleta, as condições clínicas e cognitivas bem como os movimentos de ação e reação durante o jogo. as informações serão colocadas no equipamento que permitirá a modelagem da cadeira de rodas.

      A segunda etapa dos testes será realizado dia 08 às 10h as Sede do CINTESP.Br®, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia pelo paratleta Gustavo Carneiro, campeão mineiro de Tênis em Cadeiras de Rodas, Campeão Mineiro e Brasileiro de Peteca, Campeão Brasileiro de Squash e está entre os 40 melhores paratletas jogadores de tênis, no Ranking Mundial.

      O paratleta irá submeter o equipamento a diferentes testes biomecânicos seja de propulsão, de conforto, de segurança e de adequação ergonômica. A partir desse conjunto de informações, que também envolve a prescrição parametrizada, o equipamento será configurado e submetido as simulações para oferecer experiências psicomotoras realísticas, até chegar aos parâmetros validados pelo paratleta para a fabricação personalizada da cadeira de rodas.

     Em todos os Projetos de equipamentos O CINTESP.Br® e CPB trabalham em conjunto para atender à demanda dos paratletas que buscam alta performance e melhor posicionamento no Ranking Mundial.

AO VIVO

    O Campeão Gustavo ainda estará ao vivo na quinta-feira, dia 15 de abril, às 14h pelo canal do Instagram do @CINTESP.Br  em um bate papo descontraído o motivador. Gustavo vai falar sobre a importância de incentivar o esporte para crianças os futuros medalhistas do Brasil.

    Uma iniciativa do CINTESP.Br® onde também serão apresentadas as Ações em tecnologia assistiva na Saúde, educação, esporte, lazer e vida diária e sobre os recursos para levar acessibilidade e inclusão  a todas as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras do Brasil para o mundo.

    A Live acontecerá na Sede do CINTESP.Br®, em Uberlândia, local onde Gustavo fará os testes no equipamento para fabricação da cadeira de rodas personalizada, “um sonho para alcançar desempenho dos grandes campeões mundiais.”, disse Gustavo.

 

Desenho da cadeira personalizada que será construída a partir das prescrições do equipamento desenvolvido pelo CINTESP.Br, em Uberlândia e testado pelo tenista de quadra paratleta Gustavo Carneiro.

 

Créditos: Cristiane de Paula Ascom /CINTESP.Br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário