Foto Ass.Com: GLPV (Viviana Andrade, Analista de Relacionamento GLPV, Daniela Yoshida, Coord. Geral CINTESP.Br, Zaida Afonso- diretora Social GLPV)

Assessoria comunicação e Relações Públicas – CINTESP.Br

A leitura é um caminho para o desenvolvimento e inclusão da criança com deficiência e doença rara, com esta visão o CINTESP.Br® em parceria com o MCTI, vem desenvolvendo projetos na área de recursos metodológicos lúdicos pedagógicos acessíveis promovendo a inclusão por meio da leitura. O CINTESP.Br® compreende que as práticas de incentivo à leitura podem colaborar, com a diversidade, respeitando a etnia, cor, deficiência física, gênero, classe social entre outras, abrindo de fato as portas para a igualdade e a inclusão das pessoas com deficiência e doenças raras na sociedade.

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (CINTESP.Br®), apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no desenvolvimento de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência e doenças raras dentro de 5 áreas:  Saúde,  educação, esporte, lazer e vida diária.

É na Educação que o CINTESP.Br® busca apoiar o incentivo à leitura com Ações Sociais por meio de doação de exemplares do Livro “CRESCER”, lançado em 2020 na 17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília.

No primeiro semestre de 2021 está previsto a doação de 1000 (mil) exemplares do livro do Livro “CRESCER” e 500 (quinhentos) Brinquedos.

Já foram doados, 200 exemplares do livro e brinquedos como quebra-cabeça, dobraduras de foguetes e satélites, óculos com realidade virtual, tabuleiro de dama, com o sentido apoiar as ações humanitárias do Grupo Luta Pela Vida do Hospital do Câncer em Uberlândia, que vem buscando levar a leitura para crianças pacientes internadas na oncopediátricos.

O livro faz parte do Projeto “Recursos Metodológicos Lúdicos Pedagógicos Acessíveis para Inclusão” é uma produção interdisciplinar desenvolvido pelo CINTESP.Br® apoiado pelo MCTI para promover a inclusão na educação da criança com deficiência e doenças raras.

De forma interativa o livro apresenta histórias para despertar na criança conceitos como igualdade, acessibilidade, inclusão, respeito e tecnologia assistiva interagindo com as diversidades inerentes de cada criança. Os exemplares facilitarão de forma lúdica as crianças e adultos compreenderem na vida real o caminho da igualdade.

Copyright © Livro Crescer Todos direitos Reservados – CINTESP.Br®

Na última semana de março respeitando as normas de segurança contra a Covid-19, o CINTESP.Br® representado pela coordenadora geral do CINTESP.Br, Daniela Yoshida, realizou a entrega dos livros e brinquedos para as crianças internadas na oncopediátricos e para a brinquedoteca do Hospital do câncer de Uberlândia, que nesta ocasião estava sendo representado pela diretora Social do Grupo Luta Pela Vida  Zaida Afonso, acompanhada pela Analista de Relacionamento do Grupo Luta Pela Vida, Viviana Pereira Andrade e pelo Assistente de Comunicação Guilherme Guedes Dezopa.

A primeira Ação Social do CINTESP.Br aconteceu em homenagem ao mês do livro infantil, comemorado em abril e vai fazer parte do kit de presentes que serão distribuídos pelo Grupo Luta Pela Vida às crianças, na semana da Páscoa.

 

Na oportunidade foram doados brinquedos de montar, quebra-cabeça, óculos infantis para brincadeiras em 3D e livros de pesquisa a respeito de técnicas para atividades para envolver crianças com deficiência visual e apresentados os Projetos da área de Ação Social do CINTESP.Br® que envolve metodologia e ferramentas voltados à Educação, Saúde, Lazer, Vida diária para pessoas com deficiência e doenças raras.

O Grupo Luta Pela Vida é uma Instituição sem fins lucrativos fundada em 1996 com o objetivo de oferecer melhores condições aos pacientes tratados pelo setor oncológico da Universidade Federal de Uberlândia. Com o apoio da sociedade, o Grupo Luta Pala Vida constrói, equipa e mantém o Hospital do Câncer em Uberlândia, referência no atendimento para 80 municípios. Atualmente com 8.600 pacientes, atendidos nas especialidades de oncologia clínica, quimioterapia, radioterapia, oncopediatria, Hematologia, Internação de adultos e crianças, oferece apoio psicossocial aos pacientes, Cuidados Paliativos e Programas específicos de educação, para as crianças em tratamento e com uma brinquedoteca para minimizar o impacto de um ambiente escolar na rotina das crianças internadas.

Na visão do CINTESP.Br®, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, a acessibilidade, a inclusão social e produtiva são desafios brasileiros importantes, que devem ser objetos de políticas públicas que articulem a ciência, tecnologia e inovação visando à qualidade de vida das pessoas.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário