Dono de 24 medalhas paralímpicas, Daniel Dias anuncia aposentadoria após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em agosto.

Dono de 24 medalhas paralímpicas, Daniel Dias anuncia aposentadoria após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em agosto.

O multimedalhista Daniel Dias anunciou nesta terça-feira, 12, a sua aposentadoria das piscinas após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecerão em agosto deste ano. O maior nadador paralímpico do mundo no masculino, dono de 24 medalhas paralímpicas, comunicou, por meio de um vídeo em suas redes sociais, que o evento na capital japonesa será sua última competição na carreira.

Natural de Campinas, interior de São Paulo, Daniel tem má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita e compete pela classe S5. O atleta começou a competir em 2006 após assistir ao também nadador Clodoaldo Silva na televisão durante os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.

“Sem dúvida é o maior evento do Movimento Paralímpico e poder dizer o adeus nessa competição é um momento espetacular, um momento de muita alegria. A vida do atleta é feita de ciclos, fases, e por isso eu decidi parar, resolvi dar o adeus à piscina porque eu vejo que a minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional. Foi além do que eu esperava”, comentou o atleta que deverá nadar quatro provas individuais e, possivelmente, um revezamento em Tóquio 2021.

O Comitê Paralímpico Brasileiro foi comunicado da decisão e agradeceu ao atleta por todos os anos de dedicação ao esporte e à causa da pessoa com deficiência.

“Daniel Dias faz parte da história do esporte não somente do Brasil, mas do mundo inteiro. Sua contribuição é imensurável tanto no âmbito esportivo quanto no aspecto social pela capacidade de demonstrar ao mundo toda a eficiência que a pessoa com deficiência pode ter. E não apenas nas piscinas, mas também fora delas. Temos certeza de que esta sua transição de carreira será tão bem-sucedida quanto o que mostrou nas piscinas pelo mundo”, completou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco nos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 e presidente reeleito do CPB.

Ao longo da carreira, Daniel acumulou 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze, 40 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes, e 33 pódios em Jogos Parapan-americanos, sendo todas de ouro. Além disso, é o único brasileiro a ter três Troféus Laureus (em 2009, 2013 e 2016), considerado o “Oscar do Esporte”, em sua estante.

“Não quero que seja uma despedida triste, vai ser um momento de muita alegria, muitos sorrisos. Eu não tenho dúvidas disso. E que nós possamos desfrutar destas últimas braçadas, últimos mergulhos, últimos apitos, enfim, que seja um momento de muita alegria não só para mim, mas para vocês que sempre me acompanharam, torceram e vibraram.”

Daniel reside e treina na cidade de Bragança Paulista, é casado e pai de três filhos, Asaph (6), Daniel (5) e Hadassa (1). Em 2014, fundou o Instituto Daniel Dias com o intuito de oferecer treinamentos de natação paralímpica às pessoas com deficiência da cidade de Bragança Paulista e região. Após aposentadoria, o atleta focará na instituição.

“Pretendo estar mais à frente do Instituto Daniel Dias, quero poder me dedicar mais em sua gestão, pois tenho grandes planos de crescimento para ele. Vou continuar a ministrar as minhas palestras e clínicas de natação e sigo na atuação como membro do Conselho Nacional de Atletas e da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro”, finalizou.

Time São Paulo 
O atleta Daniel Dias é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 61 atletas e dois atletas-guia de 11 modalidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário