Foi um anúncio que superou as expectativas, fechando com chave de ouro a proposta do LANCE PcD de apresentar os resultados da rede colaborativa para o desenvolvimento em Inovação Tecnológica em Tecnologia Assistiva (TA) formada em Uberlândia.

A cidade foi escolhida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para receber o Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras – CNT-MCTI, reforçando a vocação de Uberlândia em desenvolver Programas de inovação tecnológica em tecnologia assistiva (TA) e acessibilidade.

O CNT-MCTI é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia,  grupo Algar e  CINTESP.Br.

O objetivo é de fazer do CNT-MCTI referência no país na busca de soluções empreendedoras para a transferência de tecnologias para a sociedade brasileira com incentivo a criação de startups com foco em tecnologia assistiva. As áreas contempladas de atuação do CNT-MCTI serão para o desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva para a saúde, a educação, o esporte, o lazer e a vida-diária.

O novo Centro de Pesquisas, faz parte da Política de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação para Qualidade de Vida do MCTI e será dedicado à criação de um ambiente de colaboração entre academia, governo e o setor privado. Com mais esta ação o Governo Federal espera ampliar o incentivo industrial no setor e fortalecer o atual alinhamento das competências em ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação voltadas para tecnologia assistiva.

A estrutura do CNT envolve um projeto de R$ 11 milhões, em sua fase inicial, e encontra-se em análise na financiadora de projetos, a FINEP, de acordo com o Reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior.

A expectativa é de que a primeira parte desses recursos, cerca de 5 milhões, seja liberada rapidamente para iniciar a construção das instalações que ficarão no Campus Glória da UFU, aqui em Uberlândia. Pelo projeto, a primeira fase de implantação do CNT-MCTI será de 1300 m2. Estamos trabalhando em coordenação com a secretaria de empreendedorismo e inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações buscando a cultura empreendedora para a tecnologia assistiva. “Enxergamos que aqui podem ser gerados empregos além de inovação e vamos trabalhar fortemente nisso, juntamente com a iniciativa privada. O que nós vemos aqui em Uberlândia é o fruto de todas essas ações”, disse Felipe Bellucci, coordenador-geral de tecnologias habilitadoras (CGTH) da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Ainda de acordo com o secretário da SEMPI/MCTI, o Objetivo é criar para o Brasil, mais um ambiente favorável para que as tecnologias assistivas cheguem para as pessoas de maneira mais ágil. “Temos o envolvimento do CINTESP.Br, da rede de laboratórios multiusuários da UFU, das competências instaladas na UFU e em rede de laboratórios que já tem equipamentos instalados e com colaboração de diversos outros parceiros. O CNT é um sonho para a Universidade Federal de Uberlândia e também para a nossa região, muitas pessoas serão beneficiadas pelas atividades desse Centro”, disse o Reitor da UFU, professor Valder Steffan Júnior quando anunciou a criação do NCT/MCTI em Uberlândia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário